Encontra-se aberto até 31 de maio o concurso para atribuição de uma Bolsa de Investigação Licenciado (Referência ICETA 2016-42) no âmbito do projeto “EVOXANT – Bacterial evolution beyond the cultured isolates – Xanthomonas arborícola pv. juglandis as a paradigm”, PTDC/BIA-EVF/3635/2014, com duração de 12 meses (15 Junho de 2016 a 14 Junho de 2017), financiado por fundos nacionais através da FCT/MCTES (PIDDAC) e co-financiado pelo Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER) através do COMPETE – Programa Operacional Factores de Competitividade (POFC). O trabalho realizar-se-á no grupo Microbial Diversity and Evolution do CIBIO – Centro de Biodiversidade e Recursos Genéticos, da Universidade do Porto, sob a orientação científica do Professor Fernando Tavares.

O candidato deverá ser licenciado em Biologia ou cursos afins, com média de licenciatura igual ou superior a 15 valores e com experiência na área definida pelo projecto. São ainda critérios de seleção a experiência em técnicas moleculares para detecção de bactérias, competências na utilização de ferramentas bioinformáticas e currículo científico na área.

A bolsa é atribuída ao abrigo da Lei nº40/2004, de 18 de agosto (Estatuto do Bolseiro de Investigação Científica) e Regulamento de Bolsas e Investigação da Fundação para a Ciência e a Tecnologia em vigor.

A bolsa terá a duração de 12 meses, com início previsto em 15 de junho de 2016.

O montante da bolsa corresponde a 745 euros, conforme tabela de valores das bolsas atribuídas directamente pela FCT, I.P. no País (http://www.fct.pt/apoios/bolsas/valores), sendo o respetivo pagamento efetuado mensalmente por transferência bancária.

A avaliação será baseada na qualidade do currículo académico e científico (40%) e na relevância da experiência prévia de trabalho (60%).

O Júri será presidido por Fernando Tavares, investigador responsável do projecto e pelos vogais: André Marçal, Professor do Departamento de Matemática da FCUP e Ana Chung, Professora Convidada da Universidade de Coimbra, e como suplente Cláudia Serra, Investigadora Pós-doutorada do CIIMAR. Os elementos do Júri Ana Chung e Cláudia Serra não integram a equipa de investigação deste projecto.

Os resultados da avaliação serão publicitados através de lista ordenada a afixar nas in17stalações do CIBIO, sendo o(a) candidato(a) aprovado(a) notificado(a) através de correio electrónico ou telefone. Os resultados do concurso serão comunicados aos restantes candidatos através de correio electrónico.

O período de aceitação de candidaturas é de 17 a 31 de maio de 2016. As candidaturas devem conter o Curriculum Vitae, nome e contacto de duas possíveis referências. As candidaturas devem ser enviadas por correio electrónico para [email protected].

Para mais informações, consultar o edital do concurso.