Encontra-se aberto, até 20 de agosto de 2013, o concurso para a atribuição de uma Bolsa de Investigação no âmbito do projeto PTDC/DTP-EPI/1660/2012, intitulado “Surveillance of the emergent Candida parapsilosis antifungal resistance”, financiado por fundos nacionais através da FCT/MEC (PIDDAC) e cofinanciado pelo Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER) através do COMPETE – Programa Operacional Fatores de Competitividade (POFC), com referência FCOMP -01-0124-FEDER-028716.

A bolsa (com duração de 12 meses, eventualmente renovável, até ao máximo de 24 meses) tem por objetivo estudar a prevalência da resistência antifúngica em isolados clínicos de Candida parapsilosis e caracterizar os mecanismos moleculares envolvidos. Pretende-se assim conhecer o perfil de suscetibilidade antifúngica de isolados de Candida parapsilosis, sequenciar e avaliar a expressão de genes associados à resistência antifúngica; construir estirpes de C. parapsilosis cujos fatores de transcrição associados à resistência antifúngica estejam deletados, complementação das estirpes deletadas com gene mutados. Serão fundamentalmente utilizadas técnicas de Biologia Molecular e Microbiologia (clonagem, PCR, RT-PCR, extração de ácidos nucleicos, electroporação).

O trabalho será desenvolvido no Laboratório de Microbiologia da FMUP, sob orientação da Doutora Isabel Miranda. Podem candidatar-se detentores do grau de mestre nas áreas de Biologia, Bioquímica e áreas afins. Dá-se preferência a candidatos com experiência de trabalho de investigação em Biologia Molecular e Microbiologia.

As candidaturas devem ser formalizadas, obrigatoriamente, através do e-mail [email protected], indicando o nome do projeto e acompanhadas de curriculum vitae, carta de motivação e duas cartas de recomendação.

Mais informações aqui, ou junto de: Doutora Isabel Miranda, Laboratório de Microbiologia da Faculdade de Medicina do Porto, Alam. Prof. Hernâni Monteiro, 4200-319 Porto. Telefone: 22 5513662; e-mail: [email protected].

Ver EDITAL