Encontra-se aberto concurso para a atribuição de uma Bolsa de Investigação (BI), no âmbito das atividades do projeto “Inflamação e lesão vascular na obesidade infantil – Impacto no rim” (PTDC/DTP-PIC/0239/2012).

Áreas Científicas: Diagnóstico, Terapêutica e Saúde Pública – Investigação Clínica

Requisitos de admissão: Os/as candidatos/as devem possuir Licenciatura ou grau superior em Bioquímica, Biologia, Medicina, Ciências Farmacêuticas ou áreas afins. Dar-se-á preferência a candidatos com experiência de investigação científica comprovada em técnicas relevantes para o desenvolvimento do projecto, nomeadamente: metodologias de avaliação de biomarcadores de stresse oxidativo, inflamação e ativação do sistema renina-angiotensina. Os/as candidatos/as devem estar motivados/as para prosseguir estudos de pós-graduação (doutoramento). Deverão ainda ter um bom domínio da língua inglesa (oral e escrita).

Plano de trabalhos: O bolseiro será responsável pelo transporte e armazenamento de amostras biológicas desde a colheita até à sua análise. Participará no trabalho laboratorial para quantificação de marcadores inflamatórios e de stresse oxidativo, no sangue e urina, e caracterização da atividade do sistema renina-angiotensina.

Legislação e regulamentação aplicável: Estatuto do Bolseiro de Investigação Científica, aprovado pela Lei nº 40/2004, de 18 de agosto, alterado e republicado pelo Decreto-Lei nº 202/2012, de 27 de agosto.”; Regulamento da Formação Avançada e Qualificação de Recursos Humanos 2012.

Local de trabalho: O trabalho será desenvolvido no Instituto de Saúde Pública da Universidade do Porto e no Centro de Investigação Médica da Faculdade de Medicina da Universidade do Porto – Departamento de Farmacologia e Terapêutica, sob a orientação científica da Prof. Doutora Ana Azevedo, Doutora Teresa Sousa e Prof. Doutora Manuela Morato.

Duração da bolsa: A bolsa terá a duração de 12 meses, com início previsto em agosto de 2013.

Valor do subsídio de manutenção mensal: O montante da bolsa corresponde a 745  euros, conforme tabela de valores das bolsas atribuídas directamente pela FCT, I.P. no País (http://alfa.fct.mctes.pt/apoios/bolsas/valores).

Métodos de seleção: Será efetuada avaliação curricular tendo em conta os requisitos de admissão e os candidatos que obtenham uma classificação superior a 75 pontos (0-100) nessa fase serão convocados para entrevista. A avaliação terá uma valoração de 70% e a entrevista de 30%. Serão realizadas entrevistas a um máximo de 10 pessoas.

Forma de publicitação/notificação dos resultados: Toda a informação relevante será publicada no site do Instituto de Saúde Pública da Universidade do Porto –  http://www.ispup.up.pt/

Prazo de candidatura e forma de apresentação das candidaturas: O concurso encontra-se aberto no período de 12 a 25 de julho de 2013. As candidaturas deverão incluir uma carta de motivação, um curriculum vitae e certificado das habilitações académicas, incluindo as classificações obtidas em todas as unidades curriculares. As candidaturas podem ser entregues pessoalmente ou enviadas por e-mail.

Entrega das candidaturas: Instituto de Saúde Pública da Universidade do Porto; Rua das Taipas, 135 | 4050-600 Porto; Telef: 222 061 820; e-mail: [email protected]