O INESC TEC abre concurso, até 13 de janeiro de 2013, para a atribuição de uma bolsa do tipo Bolsa de Investigação (BI) no âmbito do projeto HADES, financiado por fundos nacionais através da FCT – Fundação para a Ciência e a Tecnologia, I.P. no âmbito do PTDC/CCI-INF/31698/2017. As candidaturas devem ser submetidas aqui.

1. CARACTERIZAÇÃO DA BOLSA

Tipo de bolsa: Bolsa de Investigação (BI)

Área científica genérica: COMPUTER SCIENCE

Área científica específica:

Duração da(s) bolsa(s): 6 meses, com início previsto para 2021-02-01, eventualmente renovável até fim do
projeto.

Orientador científico: Manuel Barbosa

Local da atividade de investigação: INESC TEC, Porto, Portugal

Valor da bolsa: € 805,98, conforme Tabela de Subsídios Mensais de Manutenção das bolsas financiadas pela FCT, pago por transferência bancária, podendo o bolseiro auferir remunerações adicionais, na sequência de um processo de avaliação trimestral (Artºs 19, 21º e 22º do regulamento de Bolsas do INESC TEC e anexo II), até um limite máximo de 50% do valor mensal da bolsa. O INESC TEC suporta os custos com matrícula, inscrição ou propinas, diretamente ou mediante reembolso, durante o período da bolsa.

O bolseiro beneficiará de um seguro de saúde, suportado pelo INESC TEC.

2. OBJETIVOS DA BOLSA:
HADES propõe uma abordagem inovadora, mais eficiente e escalável para a construção de sistemas descentralizados seguros para aplicações críticas da sociedade. Construindo sobre tecnologias emergentes em computação confiável, incluindo Intel SGX e ARM TrustZone. Estas tecnologias permitirão que clientes honestos construam uma rede de confiança onde novos participantes são aceites mediante prova que estão a executar uma pilha de software confiável dentro de um ambiente isolado. O objetivo deste trabalho será prototipar protocolos de conhecimento nulo para aplicações como votação eletrónica, baseados no paradigma MPC-in-the-head, bem investigar a sua optimização.

3. SÍNTESE DO PLANO DE TRABALHOS E DE FORMAÇÃO:
O Bolseiro estará integrado na actividade 4 do projecto HADES, contribuindo para a implementação de protocolos de conhecimento nulo com base no paragigma MPC-in the head. Estas atividades enquadram-se no âmbito das competências em engenharia de segurança de nas TIC que se pretendem desenvolver ao nível dos CE de 2º Ciclo na área da Ciência de Computadores na Universidade do Porto

4. PERFIL REQUERIDO:
Requisitos de admissão: Licenciatura em Ciência de Computadores, Engenharia Informática ou similar. A atribuição da bolsa pressupõe que o candidato é estudante de um ciclo de estudos ou de um curso não conferente de grau, lecionado numa Instituição de Ensino Superior.

Fatores de preferência:
Conhecimentos de provas de conhecimento nulo, MPC-in-the-head, e implementação eficiente de criptografia.

Requisitos mínimos:
Experiência anterior em criptografia

5. PROCESSO DE AVALIAÇÃO E SELEÇÃO:
Métodos de seleção e respectiva valoração: primeira fase constituída por Avaliação Curricular (AC) baseada nos critérios referidos no Art.º 12º do Regulamento de Bolsas do INESC TEC e segunda fase constituída por uma Entrevista Individual (EI). Todos os parâmetros são avaliados na escala de 0 a 100, tendo em conta o mérito, a adequação e os fatores de preferência.
Os parâmetros da AC e respetivos pesos são: Formação Académica (FA, 50%), Publicações Científicas (PC, 15%), Experiência (EX, 20%) e Carta de Motivação (CM, 15%). Os candidatos com AC < 50 são excluídos em mérito absoluto. Os melhores cinco candidatos que não sejam excluídos em mérito absoluto são chamados para a EI. A Classificação Final (CF) é obtida a partir da AC (85%) e da EI (15%).

Composição do Júri de Selecção:
Presidente do júri: Manuel Barbosa
Vogal: José Bacelar Almeida
Vogal: Alcino Cunha
Suplente: Hugo Pereira Pacheco
Notificação dos resultados: os resultados do processo de seleção, bem como os prazos e procedimentos de audiência prévia, serão divulgados aos interessados por correio eletrónico, nos termos referidos no Art.º 13º do Regulamento de Bolsas do INESC TEC.

6. FORMALIZAÇÃO DAS CANDIDATURAS:
Documentos de Candidatura:
1. Carta de motivação;
2. Curriculum Vitae (deve incluir a lista de eventuais bolsas anteriores, com natureza da bolsa, datas de início e fim e instituições outorgante e de acolhimento);
3. Certificado de habilitações com o respetivo grau académico reconhecido em Portugal;
l Os documentos comprovativos da titularidade de grau académico e diploma, ou do respetivo reconhecimento, quando se trate de grau académico ou diploma atribuído por instituição de ensino superior estrangeira, podem ser dispensados em fase de candidatura, sendo substituídos por declaração de honra do candidato de acordo com minuta própria, ocorrendo a verificação daqueles apenas em fase de contratualização da bolsa. A apresentação do certificado é obrigatória para a assinatura do contrato.
l Os graus académicos ou diplomas atribuídos por instituição de ensino superior estrangeira necessitam de reconhecimento por uma instituição de ensino superior portuguesa e do respetivo registo na Plataforma da DGES, de acordo com o Decreto-lei nº. 66/2018, de 16 de agosto e a Portaria nº. 33/2019, de 25 de janeiro. Mais informação poderá ser obtida em: https://www.dges.gov.pt/pt/pagina/reconhecimento?plid=374
4. Comprovativo de inscrição em ciclo de estudos conferente de grau académico ou em curso do Ensino Superior não conferente de grau académico.
l O comprovativo de inscrição pode ser entregue apenas em fase de contratualização da bolsa.
5. Declaração de não incumprimento dos deveres do bolseiro.
6. No caso de o bolseiro ser estrangeiro ou não residente em Portugal, deverá apresentar documento que comprove o país de residência, autorização de residência ou outro documento legalmente equivalente, com validade à data de início da bolsa.
7. Outros documentos comprovativos relevantes para a apreciação final.
A não entrega da documentação exigida, no prazo de 90 dias de calendário após a data da comunicação da concessão condicional da bolsa, implica a caducidade da referida concessão.

Período de candidatura: De 2020-12-30 a 2021-01-13

Submissão de candidaturas: Preenchimento de formulário eletrónico em www.inesctec.pt na secção JUNTE-SE A NÓS

7. LEGISLAÇÃO E REGULAMENTAÇÃO APLICÁVEL
A contratação será regida pelo estipulado na legislação em vigor relativa ao Estatuto do Bolseiro de Investigação, aprovado pela Lei n.º 40/2004 de 18 de agosto, na sua redação em vigor, bem como pelo Regulamento de Bolsas do INESC TEC e pelo Regulamento de Bolsas de Investigação da FCT em vigor. Para mais informações, consultar o Regulamento de Bolsas do INESC TEC e respetivos anexos em www.inesctec.pt/bolsas