Encontra-se aberto concurso para a atribuição de uma Bolsa de Investigação para dar seguimento ao projecto “Estrutura Verde Urbana: Estudo da relação entre morfologia do espaço público e diversidade de flora e fauna na cidade do Porto” no ICETA – Instituto de Ciências e Tecnologias Agrárias e Agro-Alimentares, financiado por fundos da unidade de investigação Cibio , Grupo Landecol.

Área Científica: Biological Sciences and Landscape Architecture

Requisitos de admissão: Serão admitidos ao concurso candidatos com Mestrado em Ciências Biológicas ou em Arquitetura Paisagista e, que preencham os seguintes requisitos: i) experiência e trabalho desenvolvido em ecossistemas urbanos (nomeadamente parques e jardins); ii) conhecimento e publicações na área de estudo e em diversidade de flora e fauna na cidade do Porto; iii) competência em Sistemas de Informação Geográfica e software de análise estatística aplicados aos espaços urbanos; iv) bons conhecimentos de língua inglesa (conversação e escrita); v) facilidade em desenvolver trabalho de equipa, num ambiente multi-disciplinar.

Plano de trabalhos: O bolseiro irá ser responsável pela gestão e organização de uma base de dados ecológicos, os quais deverão ser examinados sob uma perspectiva multi-disciplinar, integrando uma vertente de Ciências Biológicas ou Arquitetura Paisagista aplicados à ecologia urbana. O bolseiro irá também desenvolver diversas técnicas de análises multivariadas e modelação estatística e participar na redacção de publicações de teor científico e de divulgação ao público em geral.

Legislação e regulamentação aplicável: O contrato será regido pela legislação relativa ao Estatuto de Bolseiro de Investigação (Decreto-Lei nº202/2012, de 27 de Agosto) e pelo Regulamento de Bolsas de Investigação da Fundação para a Ciência e Tecnologia, I.P.-2012. A Bolsa é em regime de exclusividade, conforme Regulamento para atribuição de Bolsas do ICETA aprovado pela FCT.

Local de trabalho: O trabalho será desenvolvido no Centro de Investigação em Biodiversidade e Recursos Genéticos (CIBIO, Universidade do Porto) do Instituto de Ciências Agrárias e Agro-alimentares (ICETA) sob orientação científica do Doutor Paulo Farinha Marques.

Duração da bolsa: A bolsa terá a duração de 3 meses, eventualmente renovável por iguais períodos, com início previsto em 01 de Maio de 2013.

Valor do subsídio de manutenção mensal: O montante da bolsa corresponde a €980, conforme tabela de valores das bolsas atribuídas directamente pela FCT, no país (http://alfa.fct.mctes.pt/apoios/bolsas/valores). A este montante, acresce o pagamento do Seguro Social Voluntário e do Seguro de Acidentes Pessoais. A bolsa será paga através de transferência bancária.

Métodos de selecção: Os métodos de selecção a utilizar serão a avaliação curricular (50%), a experiência e formação complementar na área do projecto (40%) e a motivação do(a) candidato(a) (10%). O júri poderá não atribuir a bolsa se a qualidade dos candidatos for inferior à pretendida.

Composição do Júri de Selecção: Doutor Paulo Farinha Marques (Investigador Responsável e Presidente do Júri), Doutora Maria José Curado, Doutora Isabel Silva, Doutora Teresa Marques (suplente).

Forma de publicitação/notificação dos resultados: Os resultados finais da avaliação serão publicitados através de lista ordenada a afixar nas instalações do CIBIO, sendo o(a) candidato(a) aprovado(a) notificado(a) através de correio electrónico ou telefone. Os resultados do concurso serão comunicados aos restantes candidatos através de correio electrónico.

Prazo de candidatura e forma de apresentação das candidaturas: O período de aceitação de candidaturas decorrerá entre 30 de Março a 13 de Abril de 2013.

As candidaturas devem ser constituídas obrigatoriamente por um Curriculum Vitae, certificado de habilitações e carta de motivação.

As candidaturas devem ser enviadas exclusivamente por correio electrónico para: [email protected]

Ref BI – Estrutura Verde
Sara Lemos Ferreira