Encontra-se aberto concurso para a atribuição de 1 Bolsa de Investigação no âmbito do projecto Estudo comparativo das diferenças entre carga parasitária, resposta imunológica e ornamentos sexuais entre aves insulares e continentais no ICETA/CIBIO com a referência PTDC/BIA-BIC/4556/2012, financiado por fundos nacionais através da FCT/MCTES (PIDDAC) e co-financiado pelo Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER) através do COMPETE – Programa Operacional Factores de Competitividade (POFC), nas seguintes condições:
Área Científica: Ciências Biológicas
Requisitos de admissão: Mestres em Biologia ou áreas afins com formação e/ou experiência em técnicas laboratoriais de Biologia molecular, optimização de protocolos de detecção de parasitas por técnicas moleculares e análise estatística de dados genéticos.
Plano de trabalhos: Este trabalho está integrado num projecto multidisciplinar sobre a evolução de adaptações específicas para a vida em ilhas nas aves. Aqui estamos interessados em determinar como é que as interacções parasita-hospedeiro e o seu efeito na selecção sexual são afectadas pela insularidade. Pares de espécies próximas (incluindo espécies endémicas e introduzidas recentemente) foram amostrados em ilhas e nos continentes vizinhos. Para descrever as comunidades de parasitas sanguíneos e fecais / cloacais, vamos utilizar técnicas moleculares. O/A candidato/a vai participar nas análises de laboratório (extracção de DNA, técnicas clássicas da biologia molecular, validação de protocolos de detecção do parasitas) e análise dos dados necessários para determinar a infecção parasitária das aves. Além disso, o/a candidato/a participará noutras análises, como a sexagem molecular, necessárias ao projecto.
Legislação e regulamentação aplicável: Lei Nº 40/2004 de 18 de Agosto (Estatuto do Bolseiro de Investigação Científica); Regulamento de Bolsas de Investigação da Fundação para a Ciência e Tecnologia, I.P. 2012 e conforme Estatutos de Bolsa do ICETA aprovados pela FCT.
Local de trabalho: O trabalho será desenvolvido nas instalações do CIBIO, Campus Agrário de Vairão, R. Padre Armando Quintas, Crasto, 4485-661 Vairão, sob orientação científica da Elisa Lobato, Rita Covas, Claire Doutrelant e Martim Melo.
Duração da(s) bolsa(s): A bolsa terá a duração de 1 ano, com início previsto para1 de Outubro de 2013 e com regime de exclusividade, conforme regulamento de formação avançada de recursos humanos da FCT (http:/www.fct.mctes.pt/formação) e regulamento de bolsas do ICETA/UP.
Valor do subsídio de manutenção mensal: montante da bolsa corresponde a €980 conforme tabela de valores das bolsas atribuídas directamente pela FCT, I.P., no país (http://alfa.fct.mctes.pt/apoios/bolsas/valores). O pagamento será efectuado por transferência bancária.
Métodos de selecção: A seriação dos candidatos admitidos ao concurso resultará de uma apreciação global, baseada na avaliação curricular (40%), na experiência e formação complementar na área do projecto, de acordo com os requisitos de admissão (50%), e na análise da carta de motivação (10%). O júri poderá realizar entrevistas num grupo até 5 candidatos pré-seleccionados, para aferir a solidez do CV, e não atribuir a bolsa se a qualidade dos candidatos for inferior à pretendida.

Composição do Júri de Selecção: Elisa Lobato (Presidente do Júri), Rita Covas (Vogal efectivo), Martim Melo( Vogal efectivo)

Forma de publicitação/notificação dos resultados: O concurso encontra-se aberto no período de 01 de Agosto a 06 de Setembro de 2013.
As candidaturas devem ser formalizadas, obrigatoriamente, através do envio de carta candidatura acompanhada dos seguintes documentos: Curriculum vitae, certificado de Habilitações e de carta de motivação.
As candidaturas deverão ser enviadas, exclusivamente, por e-mail com a referência “Ref.ª BI_INSULARES” para: [email protected]