Bolsa de Gestão para a Ciência e Tecnologia para Mestres na área da Museologia Científica nas seguintes condições:

Área Científica: Museologia Científica, Ciências Biológicas e Divulgação de Ciência

Requisitos de admissão: Serão admitidos a concurso candidatos (as) com Mestrado nos domínios da Museologia de Ciência, Ciências Biológicas, Divulgação de Ciência e, de uma forma geral, outros domínios das Ciências Exactas e Naturais.

Dá-se preferência a candidatos (as) com experiência prévia de trabalho em Museu de História Natural e da Ciência. Dá-se ainda preferência a candidatos que tenham experiência na construção, uso e gestão de bases de dados.

Plano de trabalhos:

O bolseiro deverá integrar-se num amplo projecto de recuperação do Museu de História Natural da Universidade do Porto, nomeadamente na concepção e concretização de uma componente museográfica. Espera-se que colabore com os curadores na manutenção, digitalização e valorização das colecções, bem como em todos os meios que promovam a sua divulgação.

O bolseiro seleccionado deverá, também, dar formação a voluntários e estudantes em todos os aspectos da museologia de ciência, bem como participar e coordenar visitas didácticas às colecções e em todas as actividades de divulgação levadas a cabo pelo Museu de História Natural.

Legislação e regulamentação aplicável: Lei n.º 40/2004, de 18 de agosto (Estatuto do Bolseiro de Investigação Científica), alterada pelo Decreto-Lei n.º 202/2012, de 27 de agosto (Alteração ao Estatuto do Bolseiro de Investigação); Regulamento n.º 234/2012, de Bolsas de Investigação da Fundação para a Ciência e Tecnologia, I.P. (D.R., 2.ª série, n.º 121, de 25 de Junho).

Local de trabalho: O trabalho será desenvolvido no Museu de História Natural da Universidade do Porto, sob a orientação científica do Professor Doutor Nuno Ferrand de Almeida.

Duração da bolsa: A bolsa terá à duração de 12 meses, com início previsto em 15 de Junho de 2013. O contrato de bolsa poderá ser renovado de acordo com o disposto no nº 2 do artigo 4 do Regulamento de Bolsas da FCT (Regulamento nº 234/2012, D.R., 2ª série, nº 121, de 25 de Junho).

Valor do subsídio de manutenção mensal: O montante da bolsa será fixado, com base no intervalo 980 – 1480euros, conforme tabela de valores das bolsas atribuídas directamente pela FCT, I.P. no País (http://alfa.fct.mctes.pt/apoios/bolsas/valores).

Métodos de selecção: Os métodos de selecção a utilizar serão a avaliação curricular (30%), a experiência e formação no âmbito dos objectivos do projecto (60%) e a motivação do(a) candidato(a) (10%). Os cinco primeiros (as) classificados (as) poderão ser sujeitos (as) a entrevista para selecção do(a) candidato(a) aprovado(a). O júri poderá não atribuir a bolsa se a qualidade dos candidatos for inferior à pretendida.

Composição do Júri de Selecção: O Júri será presidido por Nuno Ferrand de Almeida e pelos vogais: Jorge Rocha e António Múrias dos Santos, e como suplente Rubim Silva, Professores da Faculdade de Ciências da Universidade do Porto.

Forma de publicitação/notificação dos resultados: Os resultados finais da avaliação serão publicitados através de lista ordenada a afixar nas instalações da Universidade da Porto, sendo o(a) candidato(a) aprovado(a) notificado(a) através de correio electrónico ou telefone. Os resultados do concurso serão comunicados aos restantes candidatos através de correio electrónico.

Prazo de candidatura e forma de apresentação das candidaturas: O período de aceitação de candidaturas decorrerá entre 17  e 30 de Maio de 2013.

As candidaturas devem ser constituídas obrigatoriamente por um Curriculum Vitae; certificado de habilitações e carta de motivação.

As candidaturas devem ser enviadas exclusivamente por correio electrónico para: [email protected]