Encontra-se aberto concurso para a atribuição de uma Bolsa de Gestão de Ciência e Tecnologia no âmbito do Instituto de Literatura Comparada Margarida Losa, projeto PEst-OE/ELT/UI0500/2013, intitulado “Projeto Estratégico – UI500-2013-2014”, financiado por fundos nacionais através da FCT/MEC (PIDDAC).

Área Científica: Estudos Literários

Requisitos de admissão: Os candidatos devem possuir o grau de Licenciado, conferido por uma Universidade, na área da Literatura, preferencialmente na área da Literatura Comparada. Devem ter experiência de investigação científica em arquivos e bibliotecas, elevadas competências de escrita, capacidades de organização e gestão de atividades de investigação, organização de congressos, competências de edição online e impressa, e conhecimentos de informática na ótica do utilizador. Devem possuir um domínio proficiente das línguas portuguesa e inglesa, podendo também ter domínio da língua francesa. Devem ainda ter experiência científica nas áreas do projeto, e desejavelmente na conceção e preparação de candidaturas para captação de financiamento. Valoriza-se o conhecimento e experiência de trabalho nas plataformas Aleph e OJS, bem como administração de bases de dados e sítios de internet. Dá-se prioridade a candidatos que possuam experiência em projetos e unidades de investigação. Disponibilidade imediata.

Plano de trabalhos: O/a candidato/a selecionado/a deverá desempenhar funções de apoio logístico e de secretariado à Unidade, organização e gestão de atividades de investigação, organização de eventos científicos, bem como de edição, correção e paginação de publicações em versão impressa e online, nomeadamente através da plataforma OJS. Catalogação e gestão de empréstimos do acervo bibliográfico da Unidade através da plataforma Aleph. O/a candidato/a selecionado deverá ainda acompanhar a conceção e a preparação de projetos e de candidaturas para captação de financiamento, assim como administrar bases de dados e sítios de internet da Unidade.

Legislação aplicável: Lei Nº. 40/2004, de 18 de agosto, alterada pelo Decreto-Lei n.º 202/2012, de 27 de agosto, e alterado pelo Decreto-Lei nº 233/2012, de 29 de outubro e pela Lei nº 12/2013, de 29 de janeiro e pelo Decreto-Lei nº 89/2013, de 09 de julho (Estatuto do Bolseiro de Investigação Científica); Regulamento da Formação Avançada e Qualificação de Recursos Humanos da FCT, em vigor (http://www.fct.pt/apoios/bolsas/regulamento.phtml.pt).

Local de trabalho: O trabalho será desenvolvido no Instituto de Literatura Comparada Margarida Losa da Faculdade de Letras da Universidade do Porto, sob orientação do Professor Doutor Gonçalo Vilas-Boas.

Duração da Bolsa: A bolsa terá a duração de 12 meses, podendo ser eventualmente renovada até um máximo de 6 anos, em regime de exclusividade.

Valor do subsídio de manutenção mensal: O subsídio mensal a conceder é estabelecido em função da habilitação do candidato, da sua experiência anterior, e da complexidade do plano de trabalhos aprovado, dentro do intervalo estabelecido na tabela indicada pela FCT (http://www.fct.pt/apoios/bolsas/valores), sendo que terá o limite máximo de 980 euros.

Métodos de seleção: A seleção dos candidatos será feita mediante avaliação curricular 80% e entrevista 20%. Dá-se prioridade a quem apresente experiência comprovada nos requisitos de seleção indicados.

Composição do Júri de Seleção: O júri de seleção será composto pelo Professor Doutor Gonçalo Vilas-Boas, como presidente, pela Professora Doutora Ana Paula Coutinho Mendes e Professora Doutora Joana Matos Frias, como vogais efetivos e pela Professora Doutora Ana Luísa Amaral e Professora Doutora Maria de Fátima Outeirinho, como vogais suplentes.

Forma de publicitação/notificação dos resultados:

Os resultados finais da avaliação serão publicitados, através de lista ordenada por classificação final, no site da Universidade do Porto https://noticias.up.pt/oportunidades/, e os candidatos informados por email da lista ordenada por classificação final.

Prazo de candidatura e forma de apresentação das candidaturas:

O concurso encontra-se aberto no período de 18-09-2013 a 01-10-2013.

As candidaturas devem ser formalizadas, obrigatoriamente, através email para [email protected], com conhecimento para [email protected] , indicando o nome do projeto e acompanhadas de documentos comprovativos de que o candidato reúne as condições exigíveis para o tipo de bolsa, nomeadamente, certificado de habilitações, Curriculum Vitae do candidato, carta de apresentação e outros documentos considerados relevantes para a candidatura.