O CIIMAR (Centro Interdisciplinar de Investigação Marinha e Ambiental da Universidade do Porto) abre concurso para a atribuição de 1 Bolsa de Investigação para Mestre no âmbito do projeto de I&D Antimicrobianos do mar.

Referência:  ANTIMICROBIANOS/BM/2018-047

Projeto: Antimicrobianos do mar: modelos de agentes inovadores para reverter a resistência a múltiplos fármacos

Duração da bolsa: A bolsa terá a duração de 6 meses, renováveis, até ao máximo de 36 meses, nunca ultrapassando a duração do projeto, in casu, (1 de Julho de 2021), em regime de exclusividade, com início previsto em Outubro de 2018.

Local de trabalho: O trabalho será desenvolvido no Centro Interdisciplinar de Investigação Marinha e Ambiental, Laboratório de Química Orgânica e Farmacêutica da Faculdade de Farmácia da Universidade do Porto, sob a orientação científica da Professora Doutora Maria Emília Sousa

Área de trabalho: Química

Descrição do Trabalho: O domínio da investigação consiste no design e obtenção de análogos dos produtos marinhos mais promissores realizando modificações moleculares que evitem / inibam bombas de efluxo. Novos miméticos de produtos marinhosnaturais serão planeados para criar uma biblioteca virtual de análogos de pirrolidinas e xantonas sintetizados (Tarefa 2). O trabalho deve incluir a comunicação e disseminação do projeto, incluindo a ida a congressos, exposições de divulgação e escrita de relatórios.

Habilitações académicas: Os candidatos devem possuir grau de mestre na área das Ciências Farmacêuticas ou áreas afins; experiência em docking molecular e síntese orgânica, particularmente de xantonas e/ou produtos marinhos; experiência na escrita de documentos científicos em inglês. Valorizam-se candidatos em programa doutoral.

Valor mensal da bolsa: O montante da bolsa corresponde a 980€ mensais, conforme tabela de valores das bolsas atribuídas directamente pela FCT.

Entidade Financiadora: cofinanciamento do COMPETE 2020, Portugal 2020 e União Europeia através do FEDER, e pela FCT através do OE.

Submissão candidaturas:  As candidaturas deverão ser entregues a Emília Afonso, CIIMAR – Centro Interdisciplinar de Investigação Marinha e Ambienta, Novo Edifício do Terminal de Cruzeiros do Porto de Leixões, Av. General Norton de Matos s/n, 4050-208 Matosinhos, Portugal e simultaneamente para o correio eletrónico: [email protected].

Edital: mais informações no edital.