O fotógrafo Nelson Garrido é o convidado da próxima sessão do Ciclo ‘Aulas de Autor’ onde apresentará o projeto de fotografia “HOME LESS”. A aula, com a duração aproximada de uma hora, vai ter lugar a 18 de maio de 2016 (quarta-feira), às 21h00, no Cinema Batalha – Sala Bebé (Praça da Batalha – Porto).

Na sessão, Nelson Garrido vai abordar o projeto de fotografia “HOME LESS” que será apresentado na 15.ª Exposição Internacional de Arquitetura ‘La Biennale di Venezia’ (28 de maio a 27 de novembro de 2016). Este projeto tem sido desenvolvido ao longo dos últimos quatro anos, retrata e trabalha projetos e espaços abandonados.

A Aula de Autor terá o apoio da Escola Superior Artes e Design (ESAD) através da Unidade Curricular Laboratório de Vídeo, do 2.º ano do curso de Artes Digitais e Multimédia, que realizará um vídeo autoral do evento.

A participação é livre (sujeita à lotação da sala), dirigida especialmente aos estudantes do ensino superior nas áreas da arquitetura, fotografia, artes plásticas, cinema.

Sobre as ‘Aulas de Autor’

O ciclo ‘Aulas de Autor’ é uma iniciativa que se desenvolve no âmbito do projeto ‘Coleção de Desenhos . Escola de Arquitectura do Porto’, integrado no Centro de Estudos de Arquitectura e Urbanismo da Faculdade de Arquitectura da Universidade do Porto (CEAU-FAUP) – Grupo Arquitectura: Teoria, Projecto, História (ATPH).

Partindo do conceito de “autor” como aquele que cria, causa ou dá origem a alguma coisa, especialmente obra literária, artística ou científica, este conjunto de sessões tem como principal objectivo aproximar dois interessados: autores e “futuros autores” ligados pela actividade criativa. Este Ciclo pretende, desta forma, proporcionar uma oportunidade de contacto com autores de referência nas várias disciplinas artísticas e criativas para além da arquitectura. Identificar e contribuir para novas abordagens aos temas do programa da unidade curricular de Desenho, incentivar uma reflexão participante e experimental sobre o conhecimento documental, estimular e contribuir para a construção da consciência critica dos desenhadores e incentivar a conexão dos autores em redes criativas são alguns dos objectivos deste Ciclo.

Este Ciclo de Aulas é coordenado pela Professora Noémia Herdade Gomes e irá decorrer ao longo do presente ano lectivo em acções intercalares. O programa do Ciclo terá, em cada ano lectivo, um tema agregador – em 2015-16 será ‘Fotografia de Arquitectura’ – e cada aula terá um desafio proposto por cada autor aos estudantes.
O projecto ‘Coleção de Desenhos . Escola de Arquitectura do Porto’ conta com a colaboração da Universidade do Porto Digital (UPdigital), Faculdades de Letras (FLUP) e Engenharia da U.Porto (FEUP), Fundação Marques da Silva (FIMS), Ordem dos Arquitectos – Secção Regional do Norte (OASRN) e Sistema do Futuro – Multimédia, Gestão e Arte.

Mais informações em www.fa.up.pt

Sobre Nelson Garrido
Em 1996 conclui o Bacharelato em Tecnologias da Comunicação Áudio Visual. No mesmo ano, frequenta uma formação avançada em fotografia na escola Karel de Grote-Hogescholl Antwerpen, na Bélgica, e realiza um estágio em fotografia digital e de grande formato no Studio Brison, também na Bélgica Em 2005, termina a Licenciatura em Fotografia. Em 2005 vence a categoria de fotografia de arquitetura do Euro Press Photo Awards da Fuji Film. Desde 2006 dá aulas de fotografia de arquitetura no Instituto Português de Fotografia. Já participou em diversas exposições coletivas e individuais. Em 2016 vai expor na Bienal de Arquitectura de Veneza o trabalho “Home Less”. www.ngphoto.com.pt.