A Faculdade de Arquitectura da Universidade do Porto (FAUP) vai atribuir sete Bolsas (três Bolsas FAUP + quatro Bolsas financiadas pelo Programa Norte 2020) para o Programa de Doutoramento em Arquitectura (PDA), com a duração de 3 anos.

A atribuição das bolsas está condicionada à prévia admissão no PDA (a 2ª fase de candidaturas para o ano 2016-2017 decorre de 8 a 22 de Junho de 2016) e decorrerá de acordo com o disposto nos respectivos Regulamentos específicos.

O Programa de Doutoramento em Arquitectura (PDA) da FAUP visa assegurar uma formação pós-graduada qualificada onde as questões do espaço e da representação são articuladas com o exercício da crítica e do pensamento teórico, consubstanciando um entendimento rigoroso e reconhecido do projecto arquitectónico. O PDA estrutura-se em Perfis de Estudos, cuja oferta é feita anualmente, onde se pretendem circunscrever diferentes campos de estudo: Projecto do Espaço Habitacional e Formas de Habitar; Arquitectura – Teoria, Projecto, História; Dinâmicas e Formas Urbanas; Património Arquitectónico.

Para a edição 2016-2017, o corpo docente do PDA é constituído por: Alexandre Alves Costa; Álvaro Domingues; Carlos Machado; Domingos Tavares; Francisco Barata; Gonçalo Furtado; Helder Casal Ribeiro; João Pedro Xavier; Joaquim Moreno; José Miguel Rodrigues; José Quintão; Luís Soares Carneiro; Madalena Pinto da Silva; Manuel Fernandes de Sá; Marta Oliveira; Nuno Portas; Pedro Alarcão; Rui Braz Afonso; Rui Póvoas; Rui Ramos; Raquel Paulino; Teresa Calix; Teresa Ferreira; Vítor Silva; e, ainda, por Ana Tostões (IST); Aurora Carapinha (U. Évora); Carmen Espegel (ETSAM); José António Bandeirinha (DARQ-FCTUC); José Virgílio Borges Pereira (FLUP); Jorge Figueira (DARQ-FCTUC); Nuno Grande (DARQ-FCTUC); Paulo Farinha Marques (FCUP).

O Programa de Doutoramento em Arquitectura é um ciclo de estudos acreditado pela Agência de Avaliação e Acreditação do Ensino Superior (A3ES), corresponde a 180 créditos e tem uma duração mínima de seis semestres (2 semestres curriculares).

Regulamentos:
Regulamento para atribuição de Bolsas para frequência do Programa de Doutoramento em Arquitectura da FAUP – financiadas pelo programa ‘NORTE-2020’ (PDF)
Regulamento para atribuição de Bolsas para frequência do Programa de Doutoramento em Arquitectura da FAUP – financiadas pela FAUP (PDF)

A 2ª fase de candidaturas para o ano 2016-17 do PDA decorre até 22 de Junho de 2016.

Candidatura online em www.fa.up.pt.