Convida-se toda a comunidade U.Porto a assistir à apresentação do livro “The Digital Mind”, da autoria do Prof. Arlindo Oliveira, presidente do Instituto Superior Técnico de Lisboa, que terá lugar no dia 19 de maio, pelas 14h30, no auditório A do INESC TEC.

Por motivos de logística, pedimos que manifestem o interesse em estar presentes para o e-mail [email protected] até ao dia 5 de maio.

Resumo

O que têm em comum os computadores, células e cérebros? Os computadores são dispositivos eletrónicos concebidos por humanos; as células são entidades biológicas criadas pela evolução; os cérebros são os recipientes e criadores das nossas mentes. Mas todos eles são, de uma forma ou de outra, aparelhos de processamento de informação. O poder do cérebro humano é, para já, insuperável por qualquer máquina ou ser vivo existentes. Com milhares de anos de evolução, o cérebro permitiu-nos desenvolver ferramentas e tecnologias que facilitam as nossas vidas. Os nossos cérebros permitiram-nos mesmo criar computadores que são quase tão poderosos como o cérebro humano em si. Neste livro, Arlindo Oliveira descreve como os avanços na ciência e tecnologia podem permitir a criação de mentes digitais.

O crescimento exponencial é um padrão profundamente incorporado no esquema da vida, mas o avanço tecnológico promete agora ultrapassar ainda a mudança evolucionária. Arlindo Oliveira descreve avanços tecnológicos e científicos que vão desde a descoberta das leis que controlam o comportamento de campos eletromagnéticos até ao desenvolvimento de computadores. No livro, a seleção natural é descrita como o algoritmo por excelência, discutindo-se ainda a genética e evolução do sistema nervoso central, e passando ainda por uma descrição do papel que a imagem  computacional tem na compreensão e modelação do cérebro. Considerando o comportamento do sistema singular que cria uma mente, o autor debruça-se sobre uma questão inevitável: é o cérebro humano o único sistema capaz de acolher uma mente?

Se as mentes digitais se tornarem uma realidade — e, de acordo com o autor, é difícil argumentar que isso não irá acontecer — quais são as implicações sociais, legais e éticas? Serão as mentes digitais nossas parceiras ou rivais?

Sobre o Autor

Arlindo Oliveira é Presidente do Instituto Superior Técnico onde também leciona no Departamento de Engenharia Informática. Ocupa também o cargo de membro do Conselho Geral do INESC TEC e de Vogal do Conselho de Diretores do INESC

Mais informações aqui.