Encontram-se abertas, até 30 de março de 2023, as candidaturas para a Unidade de Formação Contínua “Abordagem da Via Aérea Difícil (AVAD)” da Faculdade de Medicina da Universidade do Porto (FMUP).

Os destinatários do curso são, essencialmente, médicos e enfermeiros de Unidades Hospitalares que necessitem de treino de competências em Via Aérea.

A experiência e competência na gestão da via aérea assume-se como nuclear e fundamental na prática clínica de um médico que exerça atividade no âmbito da Anestesiologia, Emergência e Medicina Intensiva. Essa formação deve estender-se a outros profissionais de saúde que colaborem nas equipas que atuam no bloco operatório, sala de emergência e unidades de recobro e cuidados intensivos. A morbilidade e mortalidade associadas à abordagem da via aérea constituem na maioria das vezes situações evitáveis. O objetivo desta formação é colmatar essa necessidade, permitindo, no âmbito da formação pós-graduada e de forma contínua, contribuir para uma melhoria nos cuidados prestados.

Com a duração de 40, 5 horas, a formação irá decorrer nos próximos dias 26 e 27 de maio (sexta-feira, entre as 8h00 e as 20h00; e sábado, entre as 8h30 e as 13h00), no Centro de Simulação Biomédica (CBS) da FMUP. Os docentes responsáveis são Cristina Granja, Patrícia Santos e Hélder Pereira.

As candidaturas devem ser feitas online.

Mais informações na página do curso, ou através de e-mail [email protected] e/ou do telefone 220 426 975.