Encontra-se aberto um concurso – Biodiversa / FACCE – JPI –  para apresentação de propostas de pesquisa internacional sobre “Promoção de sinergias e redução de trade-offs entre a oferta de alimentos, a biodiversidade e os serviços de ecossistema”.

A FCT é membro da rede Biodiversa , um projecto ERA-NET, envolvendo 21 agências de 15 países de financiamento, que procuram identificar as melhores práticas de cooperação como base para a implementação do Espaço Europeu da Investigação (EEI). O principal objetivo da Biodiversa é construir uma plataforma sustentável dinâmica para identificar as questões estratégicas mais urgentes para a biodiversidade. O projeto está diretamente financiado pela Comissão Europeia para os custos de rede, com um orçamento de dois milhões de euros ao longo de quatro anos.

Esta call irá abordar os seguintes temas:

T1: To what extent can biodiversity better support agro-ecosystems / agricultural production systems in terms of multi-functionality and outcomes in a global change context?
T2: Which policies and governance systems can promote the emergence and support of agro-ecosystems / agricultural production systems benefiting from and beneficial to biodiversity and ecosystem services?

A fase de pré-inscrição é obrigatória e termina no dia 16 de dezembro de 2013 (05:00 CET). O prazo para apresentação de propostas finaliza a 14 de fevereiro 2014 (17:00 CET).

Para mais informações, consultar a página oficial da iniciativa, ou contactar a Unidade de Projetos da Universidade do Porto através do e-mail [email protected].