Estão abertas até 24 de abril as candidaturas para a 22ª edição do Concurso para Jovens Cientistas e Investigadores, desenvolvido pela Fundação da Juventude em parceria com o Museu da Eletricidade, Fundação EDP, Direção Geral da Educação do Ministério da Educação e Ciência, Ciência Viva, IPDJ – Instituto Português do Desporto e Juventude, Fundação Luso-Americana de Desenvolvimento, AstraZeneca, Porto Editora, Lipor, ADENE-Agência para a Energia, MEO, Intel, Sapo, Forum Estudante, Pousadas da Juventude e Cartão Jovem.

O concurso é aberto a estudantes do ensino básico, secundário ou primeiro ano do ensino superior, com idades compreendidas entre os 15 e os 20 anos, desde que tenham um projeto/trabalho científico inovador que tenha sido concluído antes da entrada no ensino superior. São admitidos a concurso trabalhos individuais ou em grupo (até três elementos).

Os projetos/trabalhos devem enquadrar-se numa das seguintes áreas de estudo: Biologia; Ciências da Terra; Ciências do Ambiente; Ciências Médicas; Ciências Sociais; Economia; Engenharias; Física; Informática/Ciências da Computação; Matemática e Química.

Os trabalhos devem ser submetidos através do preenchimento do formulário online disponível  em www.fjuventude.pt/jcientistas2014.

Os prémios principais, financiados pela Ciência Viva ascendem ao valor global de 5.500€, para além dos prémios especiais “Energia” e “Engenharias”, no valor de 1.000€ cada, apoiados pela ADENE e Lipor, respetivamente. Será atribuído, ainda, o prémio especial “Porto Editora”, um vale de 500€ em edições e publicações (exceto manuais escolares). Os vencedores do 1º Prémio recebem também telemóveis oferecidos pelo MEO e os restantes premiados recebem Dicionários da Porto Editora.

Os projetos premiados podem ainda vir a participar em Certames Europeus e Mundiais, designadamente na Final Europeia do Concurso Europeu para Jovens Cientistas (EUCYS), a decorrer em setembro de 2014, em Varsóvia (Polónia); na Semana Internacional Sobre a Vida Selvagem, a decorrer em junho de 2014, nos Alpes Suíços e na Intel ISEF – Feira Internacional de Ciência e Engenharia dos EUA, a decorrer em maio de 2015, em Pittsburgh (Pensilvânia).

Sobre o Concurso

O Concurso para Jovens Cientistas e Investigadores é desenvolvido pela Fundação da Juventude desde 1992, tendo como objetivos promover os ideais da cooperação e do intercâmbio entre jovens cientistas e investigadores e estimular o aparecimento de jovens talentos nas áreas da Ciência, Tecnologia, Investigação e Inovação.

De âmbito nacional, o Concurso pretende incentivar um espírito competitivo nos jovens, através da realização de projetos/trabalhos científicos inovadores.