A Faculdade de Arquitectura da Universidade do Porto (FAUP) vai realizar a 2.ª edição do Curso Livre ‘Arquitectura e Desenho – habitação plurifamiliar do Seculo XX‘ que irá decorrer de 22 de setembro de 2017 a 26 de janeiro de 2018, num total de 12 sessões. As candidaturas online podem ser feitas no site da FAUP em www.fa.up.pt, entre 20 de julho e 11 de agosto.

A partir da premissa de que hoje em dia verifica-se, entre os estudantes, uma dificuldade em identificar, observar, anotar e reter, com rapidez e eficiência, muitos dos factos e formas estruturantes na composição de uma obra arquitetónica, potenciada pela celeridade dos meios de difusão de imagens arquitetónicas nos media digitais, este curso livre pretende fomentar a capacidade de concentrar o olhar sobre os factos relevantes de uma imagem, de um desenho ou de um comentário, com acuidade e eficácia. Consequentemente, o objetivo do curso é ajudar a criar e desenvolver a capacidade de observar, destacar e compreender (e representar, pelo desenho rápido), os significantes arquitetónicos essenciais à análise de projeto.

O Curso Livre estrutura-se em torno de um conjunto de casos singulares de edifícios de habitação plurifamiliar e explora os vários significados de desenho em projeto: o desenho entendido como meio de concepção e comunicação mas sobretudo, como forma de pensar, entender e fazer arquitetura; o desenho entendido ainda como instrumento preferencial no estudo aprofundado do projeto – suas opções/modelos conceptuais e respetivos temas/princípios de composição.

Com coordenação dos arquitetos e docentes André Santos e Maria José Casanova, o Curso Livre ‘Arquitectura e Desenho– habitação plurifamiliar do Século XX‘ decorre do interesse da temática abordada por docentes associados ao estudo da habitação plurifamiliar, convidados a lecionar a unidade curricular optativa “Arquitectura e Desenho”, no âmbito do Mestrado Integrado em Arquitectura da FAUP.

Para a 2.ª edição (1.º semestre, ano letivo 2017/2018), o corpo docente deste curso é constituído por André Santos, António Madureira, Domingos TavaresFrancisco BarataFrancisco FontesHelder Casal RibeiroLuís Soares CarneiroLuís ViegasMarco Ginoulhiac, Maria José Casanova e Marta Rocha.

O curso destina-se a estudantes da Universidade do Porto interessados na temática, estudantes de Arquitectura, arquitetos e ao público em geral. Esta formação tem um custo de 70 euros para membros da U.Porto (estudantes, docentes ou não docentes) e 100 euros para o público em geral.

As candidaturas estão limitadas ao número máximo de 10 vagas disponíveis.

Candidaturas online:
www.fa.up.pt