Encontram-se aberto, até 15 de outubro de 2022, o período de submissão de artigos – Call for Abstracts – a apresentar na WhatIf’22 – 2nd International Conference of ‘What if?…’ World History, que vai decorrer de 23 a 25 de novembro, na Casa Comum da U.Porto (online) e na Casa dos Livros – Centro de Estudos da Cultura em Portugal da Universidade do Porto (presencial), no âmbito da Terceira Semana Cultural hipótese (HYP22CW) || Dias da História Alternativa – Winepunk & Companhia.

Do ponto de vista da pesquisa artística, literária ou académica, a História Alternativa/Alternativa e Contra factual parte de uma pergunta que poderíamos considerar infantil: E se?… E se a Grã-Bretanha tivesse confrontado a Alemanha em 1938 em vez de 1942, quando a Alemanha invadiu a Checoslováquia? E se a Armada Invencível não tivesse afundado? E se o vapor tivesse superado as máquinas elétricas e o contexto vitoriano fosse prolongado ao longo do século XX?

Explorar o presente e o futuro

E se (WhatIf’22)? é uma open call que vai culminar com uma conferência, ou fórum, que servirá para que pesquisadores e apreciadores de História Alternativa trocarem ideias e resultados de pesquisas, seja como tema acadêmico, seja como criação artística/literária. De forma sistemática ou criativa, pretende-se que as respostas ao E se? decorram de um exercício reflexivo que explore o presente e o futuro nas várias as áreas do conhecimento.

Está, assim, lançado o convite para que, com estes ingredientes, se apresentem artigos, provenientes de qualquer parte do mundo, sendo que o tema, nesta edição (WhatIf’22) é ‘Revolução! (e História Alternativa). Uma sugestão? As realidades divergentes que resultam de perspetivas históricas sobre episódios revolucionários.

Incentiva-se a submissão de papers sobre o período de cem anos e suas revoluções, já que os respetivos efeitos, nos dias atuais, podem ser melhor delineados. Esta poderá ser uma forma de obter autoconsciência sobre determinados fenómenos, do ponto de vista individual, enquanto se contribui para a construção de uma consciência coletiva.

Imagem retirada da edição “What if 2021”

Os artigos que forem aceites serão publicados no Periódico De Hipóteses / Historia, em edição especial sobre a Segunda Conferência Internacional de “E se?…” História Mundial. Esta publicação – que ficará disponível em acesso aberto – será posteriormente submetida a ser indexada nas principais bases de dados bibliográficas internacionais. Irene Flunser Pimentel, da ICH –NOVA University Lisboa é a Editora Convidada para a edição especial associada ao WhatIf’22.

A Terceira Semana Cultural hipótese (HYP22CW)|| Dias da História Alternativa – Winepunk & Companhia é promovida pela Invicta Imaginaria, sediada no CETAPS da Faculdade de Letras da Universidade do Porto (FLUP).