Encontram-se abertas, até 23 de outubro de 2022, as candidaturas ao o 16.º Concurso de Pontes de Esparguete, organiado pela IACES-LC Porto, a Associação Internacional de Estudantes de Engenharia Civil.

A competição é aberta a todos os estudantes de 1.º e 2.º ciclos de Instituições de Ensino Superior nacionais, tendo os estudantes como principal objetivo dimensionar, estruturar e construir uma ponte que aguente a maior carga possível, recorrendo apenas a esparguete e cola térmica, x-atos e régua.

Simultaneamente, pretende-se que desenvolvam competências como gestão de tempo e organização pessoal, pensamento crítico e trabalho em equipa. O grupo vencedor será o que obtiver melhor desempenho a nível de capacidade de carga, estética e quantidade de material utilizado, entre outras.

A rotura das pontes para a edição deste ano está marcada para dia 23 de novembro, no WOW (World of Wine). Na passada edição atingiu-se o recorde de inscrições, alcançando cerca de 100 estudantes de Norte a Sul do país.

A competição terá início a 26 de outubro com palestras informativas, uma fase de construção e de entrega de relatório.