O INESC TEC abre concurso, até 14 de janeiro de 2021, para atribuição de 14 (catorze) Bolsas de Investigação para Doutoramento, nas áreas de Computer Science (CS),  Industrial and Systems Engineering (ISE), Networked Intelligent Systems (NIS) e Power and Energy (PE). As candidaturas devem ser submetidas aqui.

As bolsas serão financiadas pela Fundação para a Ciência e Tecnologia (FCT) ao abrigo do Protocolo de Colaboração para Financiamento do Plano Plurianual de Bolsas de Investigação para Estudantes de Doutoramento, celebrado entre a FCT e o INESC TEC.

As bolsas de investigação para doutoramento destinam-se a financiar a realização, pelo bolseiro, de atividades de investigação conducentes à obtenção do grau académico de doutor em universidades portuguesas.

As atividades de investigação conducentes à obtenção do grau académico de doutor decorrerão no INESC TEC, que será a instituição de acolhimento dos bolseiros, sem prejuízo de os trabalhos poderem ser realizados em colaboração entre mais do que uma instituição. Essas mesmas atividades devem estar enquadradas no plano de atividades e estratégia do INESC TEC, e serão desenvolvidas no âmbito de Programas Doutorais acreditados com os quais o INESC TEC tenha um forte envolvimento.

O plano de trabalhos poderá decorrer integralmente ou de forma parcial numa instituição nacional (bolsa no país ou bolsa mista, respetivamente).

A duração das bolsas é, em regra, anual, renovável até ao máximo de quatro anos (48 meses), não podendo ser concedida bolsa por um período inferior a 3 meses consecutivos. No caso de bolsa mista, o período do plano de trabalhos que decorra numa instituição estrangeira não pode ser superior a 24 meses.