orquestra_norte

Orquestra do Norte (Foto: Susana Neves)

Auditório da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (FEUP) recebe esta quinta-feira, 12 de novembro, às 21h30, a Ópera em versão concerto “Mozart e Salieri” de Nikolay Rimsky-Korsakov, pela Orquestra do Norte, em mais uma iniciativa inserida  no ciclo “Música com a Caixa na Universidade”, promovido pelo Comissariado Cultural da FEUP, Orquestra do Norte e Caixa Geral de Depósitos.

A produção operática tem sido uma constante na vida da Orquestra do Norte (ON). É uma das entidades com maior atividade nesta área em Portugal, levando até muitos palcos do país programas que de outra forma não chegariam nunca até ao público. Isto tem permitido assegurar uma descentralização cultural, a vários níveis, e multiplicar um crescendo de ouvintes que já se habituaram a seguir a temporada da ON. Objetivo potenciado nos dois próximos concertos do ciclo Música com a Caixa na Universidade, dando oportunidade para ouvir Mozart e Salieri, de Rimsky-Korsakov.

Com o apoio especial da Caixa Geral de Depósitos, este ciclo pretende levar não só ao público universitário mas a todos os interessados obras fundamentais do reportório musical, tendo a preocupação de envolver as academias e alguns dos seus grupos, como o Coro de Câmara da Universidade de Lisboa que vai interpretar neste concerto uma obra escrita por Mozart quanto tinha cerca de 12 anos Janela para o aparecimento de novos valores, a Orquestra do Norte tem trabalhado com muitos dos nomes que hoje são já reconhecidos na atual cena musical. É o caso dos dois cantores (Mário João Alves, e Rui Silva) que dão voz a esta versão concerto, dirigida por José Moreno, da conhecida obra de Rimsky-Korsakov, compositor russo que se deixou seduzir pelo texto teatral de um seu conterrâneo, Pushkin, ajudando a criar um dos grandes mitos da história da música: a suposta rivalidade entre Amadeus Mozart e Antonio Salieri.

A entrada tem o custo de 5 euros para o público geral e de 2,5 euros para estudantes. Os bilhetes podem ser adquiridos no dia do concerto na Loja FEUP/bilheteira, uma hora e meia antes do início do espetáculo.

Mais informações através do e-mail [email protected].