wokshops, concertos, cinema e muita conversa… No fundo, há todo um programa paralelo que acompanha a exposição Mulheres que Fazem Barulho e que começa já este sábado, dia 2 de abril, com um workshop e uma conversa com um nome bem conhecido da musica moderna alternativa portuguesa: Ondina Pires.

Tudo começou no passado dia 8 de março, Dia Internacional da Mulher, com a inauguração da exposição Mulheres Que Fazem barulho – Cenas do Rock Português I. Patente até setembro, na Casa Comum (Reitoria) da Universidade do Porto, esta mostra inédita presta homenagem a 16 mulheres com percursos relevantes no rock português, que fizeram, fazem e vão continuar a fazer barulho em todos os quadrantes da sociedade, desde o pós-25 de abril até à atualidade.

O programa de atividades paralelas à exposição arranca, então, este sábado, na companhia de uma das pioneiras da música alternativa em Portugal. Falamos de Ondina Pires, escritora, tradutora e artista, que estará à conversa com Paula Guerra, investigadora do Instituto de Sociologia da U.Porto e curadora científica da exposição.

Com um vasto percurso ligado a diversas áreas, nomeadamente à música moderna alternativa portuguesa, Ordina Pires Integrou a primeira formação dos Pop dell’Arte e foi vocalista dos The Great Lesbian Show. Lançou o projeto musical Cellarius Noisy Machinae, juntamente com o guitarrista Jorge Ferraz, no âmbito do qual apresentou o espetáculo Frankenstein Revisited onde juntou música, vídeo, poesia e sombras. Colaborou ainda com outros projetos como os Ezra Pound e a Loucura.

Antes da conversa, Ondina Pires vai conduzir um workshop para público dos “7 aos 77”. Chama-se Trabalhar pr’ó Boneco. Com música como pano de fundo, lápis e tesouras vão-se agitar num bailarico de bonecos rockeiros, punks, góticos ou hip-hoppers. Para participar, basta inscrever-se aqui.

Ondina Pires (Foto: DR)

Fazer barulho até setembro

A viagem pelo universo feminino do rock português continua a 4 de abril, pelas 21h00, momento em que Ana Deus (Ban, Três Tristes Tigres), Manuela Azevedo (Clã), Carolina Brandão (The Sunflowers) e Mariana Santos (CrUdE) se reunirão na tertúlia intitulada O Som e Fúria do Rock Português, para conversar sobre os desafios e as dificuldades sentidas pelas mulheres no meio musical no nosso país. Esta conversa será conduzida por Minês Castanheira (Bairro dos Livros) no auditório Casa Comum.

Ela é Uma Música, filme de Francisca Marvão, vai ser exibido a 7 de maio pelas 21h00. Este filme é uma viagem de descoberta pelo mundo do rock em Portugal, na voz de mulheres que se destacaram nesta área desde os anos 50 até à atualidade.

Também em maio, a Casa Comum vai abrir as portas para uma atuação conjunta inédita: Ana Deus e Marta Abreu (Mão Morta, Voodoo Dolls). A colaboração entre a poesia de Ana Deus e a música minimal de Marta Abreu, vai ecoar na Reitoria da U.Porto no dia 21 de maio, às 21h00. Depois da atuação, Paula Guerra, a anfitriã habitual em matéria do rock, vai conduzir uma pequena e informal conversa com as duas artistas convidadas.

Inaugurada no Dia Internacional da Mulher, a exposição Mulheres que Fazem Barulho! conta as histórias de 16 “mulheres relevantes do rock português” através de objetos marcantes nas respetivas carreiras. (Foto: Egidio Santos/U.Porto

No Punk tu simplificas, reciclas e fazes tu mesmo! É nome do workshop que Beatriz Rodrigues vai trazer na tarde de 18 de junho. A proposta é criar de carimbos, patches, t-shirts e outros elementos para a banda ou bandas preferidas e entrar no espírito punk do Do It Your Self.

Aproveitando a presença de Beatriz Rodrigues na cidade, também a 18 de junho, mas ao final da tarde, The Dirty Coal Train vão atuar num pequeno show case apresentado por mais uma vez por Paula Guerra.

Durante os meses de julho, agosto e setembro e com a chegada do tempo quente, as iniciativas vão continuar, com concertos, conversas e recitais, mas já no Pátio do Museu, com entrada pelo Jardim da Cordoaria. Todas as atividades serão de entrada livre e o programa ficará disponível na página da Casa Comum.

Com entrada livre, Mulheres que fazem Barulho! vai estar patente até 30 de setembro, no auditório da Casa Comum. A exposição pode ser visitada de segunda a sexta-feira, das 10h00 às 13h00 e das 14h30 às 17h30, e ao sábado, das 15h00 às 18h00.

Casa Comum do Rock

A exposição Mulheres que fazem Barulho! é a primeira mostra de um projeto mais amplo, denominado Casa Comum do Rock, que nasceu do trabalho conjunto da Reitoria e do Instituto de Sociologia da Universidade do Porto.

Para além da elaboração de uma base de dados, este projeto pretende escrever novas narrativas, mais inclusivas e com conhecimento mais aprofundado da história da música rock em Portugal.