Uma centena dos melhores alunos do Ensino Secundário de 17 países iberoamericanos estiveram concentrados durante uma semana na Faculdade de Ciências da U.Porto (FCUP) para lutar pelas medalhas da XXIV Olimpíadas Iberoamericanas de Química, uma das mais antigas competições académicas internacionais para jovens pré-universitários.

De 7 a 15 de setembro, estudantes da Argentina, Bolívia, Brasil, Chile, Colômbia, Costa Rica, Cuba, El Salvador, Espanha, Equador, México, Panamá, Paraguai, Perú, Portugal, Venezuela e Uruguai fizeram da FCUP o centro da Química do espaço iberoamericano, competindo ao longo da semana numa série de provas práticas e teóricas sobre Química Analítica, Química Física, Química Inorgânica, Química Orgânica e Técnicas Experimentais.

No medalheiro final da competição, foram os participantes de Brasil e Portugal que se destacaram ao conquistarem um total de 4 medalhas para cada país, duas das quais de ouro. As delegações de El Salvador, México, Perú e Uruguai também conquistaram 4 medalhas cada, mas nenhuma delas conquistou o mais alto lugar do pódio.

Um total de 44 medalhas e menções honrosas foram atribuídas a atletas de 11 países participantes nestas Olimpíadas, tendo as delegações de Espanha e Venezuela sido ainda distinguidas com o título de melhor prova teórica e melhor prova prática, respetivamente.

Na sessão de encerramento destas Olimpíadas foram distribuídas um total de 44 medalhas e menções honrosas (Foto: DR)

As Olimpíadas Iberoamericanas de Química foram criadas em 1995 com o objetivo dinamizar o estudo e ensino da química, proporcionar a aproximação entre as escolas secundárias e as universidades de diferentes países e despertar o interesse dos jovens estudantes para um percurso científico-tecnológico na área da Química.

Realizando-se anualmente num dos diferentes países do espaço iberoamericano, esta edição das Olimpíadas foi organizada conjuntamente pela Sociedade Portuguesa de Química e pela Faculdade de Ciências da Universidade do Porto, contando ainda com o apoio e patrocínio de várias empresas e instituições da região.