A OH!My Snacks, lançada em setembro do ano passado, nasceu para responder a um desafio com o qual muitos de nós lidam diariamente: consumir snacks saudáveis e saborosos sem cair na monotonia.

Criada por Ricardo Alves, especialista em análise de dados e alumnus da Universidade do Porto e do The Executive MBA da Porto Business School, a OH!My Snacks é um serviço de snacks saudáveis por subscrição desenhado com base nas preferências, necessidades e estilo de vida dos consumidores.

Assegurar que cada snack se adapta aos desejos e necessidades nutricionais da sua comunidade é a missão deste negócio que utiliza a inteligência artificial para a entrega personalizada de mais de 200 snacks saudáveis, entre os quais, frutas desidratadas, batatas fritas de lentilha e quinoa ou bolas proteicas.

Ricardo Alves acredita que a OH! My Snacks vem dar resposta a “um problema por resolver, que é o de fazer “snacking” saudável” e acrescenta que “ao longo do tempo e depois de várias validações, foi claro para mim que as pessoas têm essa dificuldade e que não estão satisfeitas com as soluções, principalmente aquelas que procuram diversidade e conveniência”.

O consumidor tem duas caixas ao seu dispor: uma caixa com cinco produtos a 8,99 euros e uma caixa com 10 produtos a 14,95 euros. Para receber uma caixa de snacks adequada às suas necessidades, preferências e estilo de vida, é necessário responder a um inquérito sobre os principais objetivos alimentares, prática de exercício, períodos de maior atividade e, ainda, sabores e tipos de snacks preferidos. E é neste momento que o algoritmo criado por Ricardo Alves faz a sua magia, apresentando as recomendações de snacks.

Depois de consumir os snacks, o cliente recebe um questionário via e-mail através do qual identifica as suas preferências que serão utilizadas em futuras encomendas.

Na região do Porto, as entregas são realizadas por estafetas e no resto do país as entregas são asseguradas por uma distribuidora no prazo de 48 horas.

(Foto: DR)

“Estar muito próximo dos clientes e continuar a ser flexível”

Para Ricardo Alves, a experiência do MBA executivo na Porto Business School tem sido determinante na jornada da OH! My Snacks: “somos a soma das cinco pessoas com quem passamos mais tempo e durante o MBA encontrei pessoas incríveis, a começar, claro, pela minha turma e os professores, mas também staff, antigos alunos, antigos professores e outras pessoas que circulam no universo Porto Business School. Como dizia uma dessas pessoas, não é o que fazemos, é com quem fazemos, e a Porto Business School proporcionou-me isso”.

O fundador e CEO da OH!My Snacks realça ainda que, desde o lançamento da marca, a 1 de setembro de 2021, “várias coisas mudaram. A nossa estratégia é aprender de forma diária, estar muito próximo dos clientes e continuar a ser flexível até atingir o produto/ serviço perfeito, sempre orientados pelo nosso propósito – ver e tratar o cliente de forma única – por isso novidades não irão faltar em 2022”, antecipa.

Ricardo Alves é licenciado em Matemática pela Faculdade de Ciências da U.Porto (FCUP) e Mestre em Análise de Dados e Sistemas de apoio à decisão pela Faculdade de Economia da U.Porto (FEP) e alumnus do The Executive MBA da Porto Business School. Tem mais de 10 anos de experiência em Data Science e trabalhou em empresas como a Sonae MC e o Grupo Porto Editora.