As SOS Planeta Terra – Oficinas de Páscoa pretendem consciencializar os mais novos dos “inúmeros problemas ambientais” que afetam o planeta.

A Reitoria da Universidade do Porto preparou um programa especial  de atividades para as férias da Páscoa, destinado a crianças entre os 6 e os 10 anos, A decorrer de 15 a 18 de abril, as “SOS Planeta Terra” – Oficinas da Páscoa vão realizar-se no Núcleo de Etnografia e Folclore da U.Porto (NEFUP), sediado na Faculdade de Direito da U.Porto (FDUP), mas também vão passar pelo Sea Life e pelo Observatório de Aves da foz da Ribeira da Granja (FAPAS – Fundo para a Proteção dos Animais Selvagens).

Este evento foi pensado no sentido de ajudar os participantes a refletir sobre os inúmeros problemas ambientais, muitos deles provocados pelas ações humanas, que afetam o planeta, como a poluição dos oceanos, a ameaça às espécies marinhas, a destruição de ecossistemas ou os animais em extinção. As crianças vão ser, assim, desafiadas a pensar num dia-a-dia mais sustentável, com menor recurso ao plástico, e em que “reduzir” e “reutilizar” sejam as palavras de ordem.

Do programa do evento consta uma oficina de ciência e desenho (“SOS Animais em Extinção”), no dia 15, na qual a ilustradora Ana Monteiro vai falar sobre o que é possível fazer para travar a extinção”, enquanto apresenta  algumas noções de desenho científico. No mesmo dia, vai decorrer uma oficina de Ciência e expressão plástica (“Bzzz… há festa na colmeia”), focada no mundo das abelhas e na importância que estas têm nos ecossistemas, na natureza em geral e nas nossas vidas em particular.

No dia 16, vão decorrer duas oficinas de expressão plástica (“Desafio Verde” e “Missão ZERO DESPERDÍCIO”), sobre alternativas ao plástico e sobre a possibilidade de reutilização do lixo.

Ao longo do dia 17, os participantes vão completar um percurso pedonal pela Foz do Douro, entre o Observatório de Aves do FAPAS – Fundo para a Proteção dos Animais Selvagens, onde um biólogo vai orientar a observação destes animais, e o Sea Life, onde que os participantes vão poder “observar a deslumbrante vida marinha e participar numa atividade de alimentação de raias e tubarões.”

Para o último dia estão reservadas mais duas oficinas. Na primeira, intitulada “Oceanos de vida… ou de plástico?!” e fruto de uma colaboração com o Centro Indisciplinar de Investigação Marinha e Ambiental  (CIIMAR), as crianças vão conhecer os principais problemas que afetam o mar, com especial enfoque na poluição por plásticos. Para isso, serão convidadas a passar à ação e procurar plástico em locais inesperados. Já da parte da tarde, uma colaboração com o “Era uma vez o Upcycling Projects” vai dar origem à oficina “Teatro de Sombras”, na qual os mais novos vão poder construir o seu “próprio Teatro de Sombras e contar histórias de encantar” e “ficar a conhecer o conceito de upcycling, reutilizar os materiais mais inesperados e desta forma reduzir a tua pegada ecológica.

Todas as oficinas vão decorrer das 9h30 às 12h30 e das 14h30 às 17h30.

As inscrições podem ser efetuadas aqui.

O programa completo do evento está disponível aqui

Mais informações junto da Unidade de Cultura da Reitoria da U.Porto, através do e-mail.