O diretor da FADEUP esteve presente na sessão de lançamento das obras, no passado dia 17 de abril.

O Centro de Estudos Avançados da Unicamp (CEAv) editou, recentemente, duas das mais marcantes obras da autoria de Jorge Olímpio Bento, professor e diretor da Faculdade de Desporto da Universidade do Porto (FADEUP).

O catálogo de publicações do Centro de Estudos Avançados passa agora a contar com a obra “Corrida Contra o Tempo: Posições e Intervenções” , louvada por José Dias Sobrinho (professor emérito da Unicamp e presidente da Comissão Especial de Avaliação) como “um belíssimo presente de Jorge Olímpio Bento aos leitores brasileiros – esse intelectual que se faz, no coração e na mente, cada vez mais brasileiros, sem deixar de ser profunda e radicalmente português, na linguagem, no amor e na ação“. Para além desta obra, também “Desporto: Discurso e Substância” foi agora lançado para o público brasileiro, numa sessão que decorreu no passado dia 17 de abril, e que contou com a presença do docente da FADEUP.

O Centro de Estudos Avançados da Unicamp é atualmente composto por quatro grupos (Ensino Superior, Estudos Avançados em Esportes, Estudos Brasil-China e Estudos do Contemporâneo) e busca integrar, na sua organização e estratégica, as diversas áreas académicas, em termos de ensino de graduação, pós-graduação, investigação e relações institucionais e internacionais.

Sobre Jorge Olímpio Bento

Jorge Olímpio Bento nasceu em 1946. É licenciado em Educação Física pelo Instituto Nacional de Educação Física (INEF) e completou o seu doutoramento em 1982 na Ernst-Moritz-Arndt-Universität Greifswald (Alemanha). É, desde maio de 1993, Professor Catedrático da Faculdade de Desporto da U.Porto, sendo também o seu primeiro diretor eleito após a entrada em vigor das alterações estatutárias impostas pelo Regime Jurífico das Instituições de Ensino Superior. É Doutor Honoris Causa pela Universidade Federal do Amazonas e pela Kasetsart University (de Banguecoque) e autor de cerca de 70 capítulos integrados em actas de congressos e em livros editados em Portugal e no estrangeiro.