Bleach (2017),  de Vihls, será uma das obras a leilão. (Foto: DR)

Um desenho de Álvaro Siza, uma fotografia de Fernando Guerra, uma impressão a jato de tinta de Joana Vasconcelos, uma serigrafia de Vihls… Estas são apenas algumas das 90 peças que, no próximo dia 27 de março, vão estar à venda ao público na Faculdade de Arquitectura da Universidade do Porto (FAUP).

Trata-se da terceira edição da iniciativa “Quem dá mais”, uma venda livre promovida por estudantes do 2.º ano do Mestrado Integrado em Arquitetura (MIArq) da FAUP, com o objetivo de financiar uma viagem de caráter pedagógico a França e a Espanha, pela Rota de Le Corbusier, no âmbito da unidade curricular de Projecto II. Pretende-se, desta forma, possibilitar a participação de todos os estudantes, independentemente da sua situação financeira.

O dinheiro amealhado no leilão vai financiar a participação dos estudantes do 2.º ano do MIArq numa viagem de estudo a França e a Espanha. (Foto: Egidio Santos/U.Porto)

Entre os 90 desenhos, fotografias, serigrafias e outras peças originais que vão estar disponíveis (ver catálogo), contam-se trabalhos assinados pelos arquitetos Alexandre Alves Costa, Eduardo Souto Moura, Francisco Aires Mateus, Manuel Graça Dias, Alberto Campo Baeza e Norman Foster, pelos artistas plásticos Vhils, Ana Aragão, Mário Bismarck e por fotógrafos de arquitetura como Luis Ferreira Alves e Fernando Guerra, entre muitos outros.

Com início marcado para as 21h00, no Auditório Fernando Távora, o leilão das peças vai ser moderado pelo arquiteto e professor da FAUP, Marco Ginoulhiac. Antes deste momento, haverá ainda espaço para uma exposição – a decorrer nos dias 26 e 27 de março, entre as 9h00 e as 20h00, na Galeria da FAUP – onde será possível conhecer as obras disponíveis para venda e a respetiva base de licitação.

Mais informações aqui.