Francisco Gomes Teixeira

Francisco Gomes Teixeira, o primeiro Reitor da Universidade do Porto.

Mais de 100 anos depois de ali ter tomado posse como primeiro Reitor da Universidade do Porto, Francisco Gomes Teixeira vai “regressar” ao edifício da Reitoria no próximo dia 24 de outubro. Desta vez como protagonista do lançamento de Francisco Gomes Teixeira. Curso de Analyse Infinitesimal- Calculo Differencial, livro assinado por Maria da Graça Ferreira Alves e que recupera o legado científico daquele que foi também um dos grandes matemáticos portugueses da primeira metade do século XX.

Editado a título póstumo (a autora faleceu em 2011) pela U.Porto Editorial no âmbito das comemorações do centenário da Universidade, este é o segundo volume da série Vultos da U.Porto, dedicada ao ilustre matemático e antigo Reitor da Universidade do Porto. Nele, Maria da Graça Ferreira Alves oferece uma reflexão circunstanciada e comparada das quatro edições do Curso de Analyse Infinitesimal – Calculo Differencial, debruçando-se simultaneamente sobre as suas motivações pedagógicas e sobre os seus conteúdos fundamentais.

O lançamento do livro terá lugar às 18 horas, na sala da Biblioteca da Reitoria da Universidade do Porto. A apresentação ficará a cargo de Maria Fernanda Estrada, professora aposentada do departamento de Matemática da Universidade do Minho.

Com entrada livre, a sessão contará com as presenças do Reitor da U.Porto, Sebastião Feyo de Azevedo, e do Presidente da Comissão de Comemorações do Centenário da U. Porto, Luís Valente de Oliveira.

Sobre a autora

Maria da Graça Ferreira Alves nasceu em Coimbra, em 1943. Concluiu a licenciatura em Matemática na Universidade do Porto, o mestrado em Ciências da Educação, na Universidade de Aveiro, e o doutoramento em Ciências — área de Matemática, especialidade em História da Matemática, na Universidade do Minho, com a apresentação de uma tese sobre o estudo da vida e obra de Francisco Gomes Teixeira que está na base do livro agora publicado. Foi professora de matemática no ensino secundário e no ensino superior na Universidade Portucalense Infante D. Henrique. Faleceu em 2011, no Porto.

Sobre Francisco Gomes Teixeira (ver biografia)

Natural de S. Cosmado, Armamar, Gomes Teixeira formou-se em Matemática e foi professor na Universidade de Coimbra mas cedo transitou para a Academia Politécnica do Porto, que passou a dirigir desde 1885 até à transformação em Faculdade de Ciências da U.Porto, em 1911. Na Universidade foi professor catedrático de Cálculo Diferencial e Integral, sendo eleito Reitor a 23 de Agosto de 1911.

Ao longo dos sete anos (1911-1918( em que esteve à frente dos destinos da Universidade, Gomes Teixeira liderou vários momentos de grande importância para o estabelecimento pleno da instituição recém-criada, com destaque para a criação, em 1915, da Faculdade Técnica, atual Faculdade de Engenharia. Considerado o mais brilhante matemático da Península Ibérica do seu tempo,  assinou ainda obras fundamentais na área, com destaque para o “Tratado das Curvas”. Em 1918, foi-lhe atribuído o título de Reitor honorário.