Atualmente presente em 30 países, o FameLab é uma competição de comunicadores de ciência criada em 2005, como parte do Festival de Ciência de Cheltenham, no Reino Unido. (Foto: FameLab)

O concurso internacional de Comunicação de Ciência FameLab, criado em 2005 como parte do Festival de Ciência de Cheltenham, no Reino Unido, vai este ano passar pela Universidade do Porto.

No dia 12 de março, numa organização conjunta dos dois centros Ciência Viva da U.Porto – Planetário e Galeria da Biodiversidade –, uma das cinco eliminatórias regionais FameLab Portugal 2018 vai ter como palco a Galeria da Biodiversidade do Museu de História Natural e da Ciência da Universidade do Porto.

Aquele que é considerado como o mais popular concurso de Comunicação de Ciência do mundo, presente em mais de 30 países, está aberto a qualquer pessoa com mais de 18 anos e que trabalhe ou estude nas áreas de ciências, tecnologia, engenharia ou matemática. O seu objetivo é encontrar e formar bons comunicadores de ciência que poderão fomentar o interesse pela ciência e levar os mais jovens a seguirem carreiras científicas.

Nesse sentido, os concorrentes têm de demonstrar a sua capacidade de comunicar um tema científico numa apresentação oral com a duração máxima de três minutos e sem recurso a qualquer apoio audiovisual e uso limitado de materiais de apoio portáteis.

Os concorrentes têm de demonstrar, perante um júri e uma audiência, a sua capacidade para comunicar um tópico de ciência e/ou tecnologia através de uma apresentação oral de apenas 3 minutos. (Foto: FameLab)

Os interessados em concorrer à eliminatória do Porto do FameLab Portugal devem realizar a sua candidatura entre 29 de janeiro e 18 de fevereiro, através do site www.famelab.pt, acompanhada de um registo vídeo da sua apresentação oral (consulte o regulamento completo).

As melhores candidaturas serão selecionadas para serem apresentadas pelos seus autores, perante um júri e uma audiência, na eliminatória regional que se irá realizar na Galeria da Biodiversidade – Centro de Ciência Viva, no dia 12 de março.

O júri selecionará 2 a 4 candidatos que participarão depois na semifinal nacional. Aí, terão a oportunidade de lutar por um lugar na final, que lhes dará acesso a uma masterclass de comunicação de ciência com a duração de dois dias. O vencedor da final nacional irá participar na final internacional do FameLab, em Cheltenham, com as despesas de entrada no festival, de viagem, de alojamento e de alimentação cobertas pela organização.

O FameLab é organizado em Portugal pelo British Council e pela Ciência Viva – Agência Nacional para a Cultura Cientifica e Tecnológica. Mais informações sobre as anteriores edições do concurso podem ser consultadas aqui.