Fotograma da sessão “O fantasma do Universo”, com uma simulação da distribuição de matéria escura num enxame de galáxias.

Desde o último sábado que o Planetário do Porto – Centro Ciência Viva tem disponível para o público a sessão imersiva fulldomeO fantasma do Universo“. Esta sessão mostra que existe algo que não podemos ver, sentir ou tocar, que não emite nem reflete luz, mas que está por todo o lado: a matéria escura!

“O fantasma do Universo” foi produzida por um consórcio que inclui, por exemplo, o CERN ou o Lawrence Berkeley National Laboratory. Explora a história, o conhecimento atual e algumas das várias experiências a decorrer para tentar identificar o que é esta esquiva forma de matéria, que soma quase 85% de toda a massa do Universo.

A realização da sessão ficou a cargo de João Pequenão do CERN Media Lab. Na versão original, a narração foi feita pela atriz Tilda Swinton (Oscar de melhor atriz secundária em 2008), com efeitos sonoros produzidos pela Skywalker Sound, o estúdio responsável pelo som dos sabres de luz ou dos TIE Fighters nos filmes Star Wars. Carey Ann Strelecki, uma das principais consultoras de produção no documentário “Uma verdade inconveniente” (Oscar para melhor documentário em 2007), foi responsável pelo guião e pela produção.

A versão em português é do Planetário do Porto e do Instituto de Astrofísica e Ciências do Espaço (IA), com narração de Eduardo Rêgo, a voz dos programas “Vida Selvagem”.

A sessão está em cartaz neste espaço da Universidade do Porto aos sábados e feriados, sempre às 16h30.

Mais informações sobre a sessão podem ser consultadas no site do Planetário do Porto – Centro Ciência Viva.