Os Estados Gerais do Empreendedorismo na U.Porto realizam-e a 20 de abril, no Salão Nobre da Reitoria da U.Porto.

Na próxima quinta-feira, dia 20 de abril, a partir das 14h00, cerca de uma dezena de oradores participam na primeira edição dos Estados Gerais do Empreendedorismo na Universidade do Porto. Quais os desafios para os empreendedores? Que oportunidades, ao nível da formação, apoios e projetos, existem para os que querem investir numa ideia inovadora? Estas e outras questões são o mote para o evento, que vai apresentar a visão interna (da universidade) e externa (do lado das empresas e outras entidades) do empreendedorismo.

O primeiro painel é composto por representantes dos diferentes organismos da Universidade do Porto, cujo trabalho passa por apoiar o desenvolvimento de startups e ideias inovadoras. Cláudia Silva, do UPTEC – Parque de Ciência e Tecnologia da U.Porto, João José Pinto Ferreira da Faculdade de Engenharia (FEUP), e Maria Oliveira, da U.Porto Inovação, juntam-se para debater as oportunidades que a Universidade do Porto apresenta aos empreendedores que procuram lançar uma ideia de negócio.

Moderado por Domingos de Andrade, diretor executivo do Jornal de Notícias, este painel conta também com a partilha das histórias de sucesso e de fracasso de Júlio Martins, CEO da Ideia.m, uma startup que surge na sequência de um projecto de investigação da FEUP e que se encontra agora instalada no UPTEC.

Alexandre Teixeira dos Santos, da Sonae Investment Management, Filipe Araújo, da Câmara Municipal do Porto, Miguel Henriques, da Federação Nacional de Associações de Business Angels (FNABA) e Rafael Rocha, da ANJE, integram o painel de oradores da segunda sessão. Moderado por Hélder Silva, coordenador de informação na RTP, este painel traz aos Estados Gerais do Empreendedorismo na U.Porto, uma visão de quatro organismos que atuam no ecossistema empreendedor nacional e internacional.

Os Estados Gerais do Empreendedorismo na U.Porto surgem no âmbito da estratégia da Universidade em potenciar o espírito empreendedor e inovador na comunidade académica, desde os estudantes, passando por investigadores e professores.

Organizado pelo Clube de Empreendedorismo da Universidade do Porto (CEdUp), em parceria com a StartUp BUZZ, o evento é de entrada livre, sujeita a inscrição através do e-mail [email protected].