O melhor cinema de animação de autor vai passar, pelo oitavo ano consecutivo, pela Reitoria da Universidade do Porto. O pretexto é mais uma edição – a 45.ª – do CINANIMA – Festival Internacional de Cinema de Animação de Espinho que, à semelhança do que vem acontecendo nos últimos anos, vai “arrancar” – em modo Pré-Festival – na “casa mãe” da Universidade com a exibição de uma seleção de filmes premiados na edição anterior. Mas não só…

No total, vão passar pelo auditório da Casa Comum 27 curtas-metragens distribuídas por três horas de animação estética e tecnicamente diversificada. As sessões acontecem nos dias 16, 23 e 30 de outubro, sempre às 21h30.

O programa arranca a 16 de outubro com a exibição de sete filmes distinguidos no CINANIMA 2020, em diferentes categorias. Destes sete Premiados CINANIMA 2020 destaca-se, por exemplo, a curta-metragem Altötting, de Andreas Hykade, vencedora do Grande Prémio 2020 – Prémio Cidade de Espinho, e igualmente nomeada no prestigiado Annecy – International Animated Film Festival e vencedor no ANIMA – Córdoba International Animation Festival.

O cartaz inclui ainda Rivages, (vencedor do Prémio Especial do Júri do CINANIMA 2020 e também premiado em Annecy),  Ziguezague, de Caroline Hamann e Fritz Penzlin, que recebeu uma Menção Honrosa do júri . Referência ainda para Elo, de Alexandra Ramires, filme vencedor do Prémio António Gaio e um multipremiado no Curtas Vila do Conde, no Animatou, na Suíça, no Festival Internacional de Cinema de Chicago, nos Estados Unidos, de entre tantos outros.

ZIGUEZAGUE, de Caroline Hamann e Fritz Penzlin, venceu uma Menção Honrosa no Cinanima 2020. (Imagem: DR)

O dia 23 de outubro vai trazer à cena os oito filmes selecionados para o Prémio Estudante ASIFA! 2020, atribuído no âmbito de uma competição organizada pela Association Internationale du Film d’Animation (ASIFA) por ocasião do seu 60.º Aniversário. Entre os filmes selecionados – provenientes de países como a Austrália, Bulgária, Finlândia, Alemanha, Grécia, ou Polónica – , destaca-se LET’S MEET YESTERDAY, da búlgara Iva Tokmakchieva, vencedor do Prémio Estudante ASIFA 2020!.

“KAPRYSIA – THE LAND OF WHIM”, de Betina Bożek, integrou a Primeira Competição Internacional para o melhor filme de estudantes da ASIFA. (Imagem: DR)

Finalmente, no dia 30 de outubro, a “sala de cinema” da Reitoria acolhe um programa com curadoria do KAFF – Animation Film Festival da Hungria, composto por uma série de Contos Folclóricos Húngaros. Para salvaguardar o real sentido dos contos e preservar a intenção artística original e respetivos valores culturais, optou-se pelas versões faladas em húngaro.

THE HUNTSMAN AND THE TAILORA CSILLAGÁSZ, de Marcell Jankovics e Zsuzsanna Kricskovics, inserido no Programa com curadoria do KAFF. (Imagem: DR)

As sessões irão ter lugar no auditório Casa Comum, ao edifício da Reitoria da U.Porto. A entrada é gratuita, limitada à lotação da sala.

O Cinanima nas Universidades

“Divulgar o cinema de animação de autor” é o “baluarte” e a “principal inspiração” do CINANIMA, que quer também fazer chegar a mensagem aos públicos das academias. O programa Cinanima nas Universidades surge assim “para enfatizar os diferentes géneros de criação, dentro da arte do cinema de animação”, refere Cristina Novo, coordenadora da iniciativa.

A Universidade do Porto foi a primeira instituição do ensino superior a aderir à iniciativa, que chega agora a 14 parceiros académicos. O sucesso, esse, prevê-se garantido. “Pela diversidade dos projetos apresentados, quer no plano estético quer da técnica utilizada, o público volta sempre!”, projeta a responsável.

A 45ª Edição do CINANIMA realiza-se de 8 a 14 de novembro, em vários espaços culturais da cidade de Espinho e da cidade do Porto.