O CDUP-UP passa a disponibilizar consultas de nutrição no âmbito do seu Programa UPFit.

Atento à melhoria da qualidade de vida de toda a comunidade, o Centro de Desporto da Universidade do Porto (CDUP-UP) passou recentemente a disponibilizar um novo serviço de consultas de nutrição no âmbito do seu Programa UPFit.

As consultas de nutrição juntam-se ao aconselhamento nutricional e à avaliação corporal que já integravam o Programa UPFit Saúde. O objetivo passa por “alertar à importância destas duas áreas se complementarem”, explica Mariana Silva, nutricionista do CDUP-UP.

“Hoje em dia, grande parte das pessoas vai ao ginásio com o objetivo de “perder peso”, mas também se verifica o contrário, há quem pretenda “ganhar peso”, ou seja, perder massa gorda ou ganhar massa muscular”, acrescenta.

A nutricionista explica que cada pessoa necessita de um acompanhamento individualizado, isto porque “cada vez encontramos mais blogs e páginas pessoais nas redes sociais com destaque para a alimentação, dietas, suplementos, etc. A tendência é seguir o exemplo porque gostamos do que vemos e achamos que ‘se funciona com o outro então também vai funcionar comigo’. Mas na realidade cada pessoa é um caso em particular e por isso necessita de um acompanhamento individualizado”, realça.

Nas consultas de nutrição do CDUP-UP é possível usufruir de uma avaliação da composição corporal, análise detalhada da história clínica, análise do diário alimentar, elaboração de um plano alimentar individualizado e o acompanhamento ao longo do tempo.

Mariana Silva explica que é importante a nutrição e o desporto andarem de mãos dadas “para alcançar a maximização do rendimento/performance desportiva, a diminuição da fadiga e risco de lesões, e assegurar as quantidades adequadas de água, energia e nutrientes promovendo um bom estado de saúde”.

O programa UPFit Saúde destina-se a todos os interessados, independentemente da regularidade com que pratiquem exercício físico. “Quer o atleta quer o utilizador regular de ginásio beneficiam com um acompanhamento nutricional embora ambos tenham prioridades/objetivos diferentes”. E acrescenta: “para o comum praticante de exercício físico, este acompanhamento vai ser relevante na melhoria do seu dia-dia, da qualidade de vida, bem-estar e saúde. Para o atleta, além de melhorar a qualidade de vida, a nutrição tem um papel fundamental para obter o rendimento máximo no seu desempenho competitivo”.

Para a nutricionista, o grande desafio passa por “garantir a adesão ao plano alimentar, para isso há uma grande preocupação para que o plano seja flexível, ajustado ao estilo de vida, necessidades energéticas e nutricionais e preferências alimentares”, explica.

As consultas de nutrição devem ser agendadas no site do CDUP. A primeira avaliação corporal e o primeiro aconselhamento nutricional são gratuitos para os membros UPFit com cartão UPFit Total anual.