Nuno Portas, Professor Emérito da Faculdade de Arquitetura da Universidade do Porto (FAUP), vai receber no próximo dia 16 de dezembro o título de Doutor Honoris Causa pelo ISCTE – Instituto Universitário de Lisboa, no âmbito do 48.º aniversário da instituição.

“Nuno Portas marcou, de forma indelével, o debate sobre arquitetura, urbanismo e habitação nas suas dimensões estética, social e política em Portugal durante mais de cinco décadas. (…) O seu legado histórico e cultural é de interesse público, justificando a presente proposta de concessão do título de professor ‘honoris causa’ do ISCTE”, sublinha o instituto na proposta de atribuição do título de doutoramento.

Na mesma cerimónia, integrada nas comemorações do 48.º aniversário do ISCTE, serão também distinguidos o historiador e político José Pacheco Pereira, antigo estudante da Faculdade de Letras da U.Porto (FLUP), e o antigo ministro das Saúde e antigo presidente do Conselho Económico e Social António Correia de Campos. A cerimónia contará com a presença do Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa.

De acordo com as propostas dirigidas ao Conselho Científico do ISCTE, cada um dos laureados é apontado como “personalidade portuguesa de mérito excecional, publicamente reconhecido nas respetivas áreas de atuação profissional, académica e política”.

Devido às restrições impostas pelo combate à pandemia da Covid-19, a cerimónia decorrerá com a presença de um número reduzido de autoridades académicas, e será transmitida online.

Sobre Nuno Portas

Nuno Portas nasceu em 1934, em Vila Viçosa. Estudou arquitetura na Escola de Belas Artes de Lisboa e na Escola de Belas Artes do Porto, onde concluiu a licenciatura em 1959. Professor catedrático e Emérito da FAUP, presidiu ao Conselho Científico da faculdade, criou o Centro de Estudos e lançou o Curso de Mestrado em Planeamento e Projeto do Ambiente Urbano.

Participou nos Governos Provisórios do pós 25 de abril, contexto em que fomentou a criação de cooperativas de habitação, gabinetes de apoio local (GAT), do Serviço de Apoio Ambulatório Local (SAAL) e desencadeou o processo conducente à adoção dos Planos Diretores Municipais.

Desde os finais dos anos 70 e paralelamente às suas atividades como docente, governante e arquiteto, Nuno Portas dedicou-se ao Urbanismo, no país e no estrangeiro. Como arquiteto, colaborou com nomes como Nuno Teotónio Pereira, Pedro Botelho, Pedro Vieira de Almeida, A. Pinto de Freitas, Bartolomeu Cabral, M. Aragão, Camilo Cortesão, Mercês Vieira e José Luís Gomes.

Nuno Portas tem igualmente uma vasta obra publicada sobre sobre Teoria da Arquitectura, História Crítica da Arquitectura e Urbanismo Contemporâneos. Recebeu inúmeras distinções, incluindo os títulos de Doutor Honoris Causa pela Universidade de Aveiro, Universidade do Minho e pelo Instituto Politécnico de Milão, a Grã-Cruz da Ordem do Infante D. Henrique e o Prémio Sir Patrick Abercrombie de Urbanismo da União Internacional de Arquitetos.

Em 2017, Nuno Portas recebeu a Medalha de Mérito do Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (MCTES), “pelo seu valioso contributo para o desenvolvimento da ciência em Portugal”. Um ano depois, foi homenageado pela Ordem dos Arquitectos (OA), no âmbito do Dia Nacional do Arquitecto.