No próximo dia 8 de fevereiro, pelas 15h00, a Faculdade de Ciências da Universidade do Porto (FCUP) vai receber Nuno Crato, Professor de Matemática e Estatística na Universidade de Lisboa e antigo ministro da Educação e Ciência, no âmbito das Jornadas de Inovação Pedagógica da FCUP.

O evento, que terá lugar no Auditório Ferreira da Silva e é promovido pelo Conselho Pedagógico da FCUP, tem como objetivos estimular a partilha de experiências e pensamentos e promover a discussão crítica de metodologias de ensino que conduzam à aprendizagem e à inovação pedagógica.

“Queremos convidar a comunidade FCUP e U.Porto a refletir sobre a educação”, salienta Joaquim Agostinho Moreira, presidente do Conselho Pedagógico da FCUP.

Foi com esse intuito que a faculdade convidou Nuno Crato a dar a palestra “Ensinar Ciência Não Esquecendo a Ciência”, à qual se segue uma sessão moderada para perguntas e respostas aberta ao público.

Será que nos apoiamos na ciência quando falamos de ensino, de métodos de ensino e de avaliação? Ou será que nos apoiamos apenas na experiência e no que conversamos ou ouvimos dizer? Será que mais importante do que ensinar é ensinar a pensar? Estas são algumas das questões que servirão de mote à palestra e subsequente partilha de ideias.

A entrada é gratuita, mas sujeita a inscrição prévia.

Sobre Nuno Crato

É atualmente Professor de Matemática e Estatística na Universidade de Lisboa e Presidente da Iniciativa Educação, uma organização sem fins lucrativos para promover o sucesso escolar. Foi ministro da Educação e Ciência de 2011 a 2015 e é autor de várias obras de divulgação científica e sobre educação.

Licenciado em Economia no Instituto Superior de Economia e Gestão, onde obteve o seu mestrado em Métodos Matemáticos para Gestão de Empresas, Nuno Crato doutorou-se em seguida em Matemática Aplicada, pela Universidade de Delaware, nos Estados Unidos e aí trabalhou durante mais de uma década como investigador e professor.

Em abril de 2022, foi condecorado pelo Presidente da República com a Grã-Cruz de Instrução Pública.