“A Faculdade de Economia [da Universidade do Porto] é a referência de quase todos os estudantes do Norte que queiram estudar Economia ou Gestão”. E Nuno Can não é exceção. Por isso mesmo, foi “uma decisão fácil” aquela que, no ano letivo passado, levou o estudante natural de Vila Nova de Gaia a ingressar na Licenciatura da FEP.

Um ano depois, o estudante de 19 anos faz o balanço: “Entrar na Universidade é descobrir que o mundo é diferente do que imaginávamos. Esse confronto com o desconhecido, com pessoas novas e com a academia dá-nos a humildade intelectual que nos é e será sempre necessária”.

No início deste ano letivo, Nuno decidiu abraçar um novo desafio ao trocar Portugal pelo Reino Unido, para estudar na prestigiada Universidade de Warwick. Mas deixou a sua marca na FEP. Com uma média de 18,7 valores no 1.º ano da licenciatura, é dele um lugar entre os 21 estudantes da U.Porto que vão ser distinguidos com o Prémio Incentivo 2021. Uma distinção que encara como “um incentivo para continuar o caminho de olhos postos no presente e no futuro”. Onde quer que esteja…

– O que te motivou a escolher a U.Porto?

Foi uma decisão fácil pelo prestígio da Universidade e pela localização. A Faculdade de Economia é a referência de quase todos os estudantes do Norte que queiram estudar Economia ou Gestão. 

– De que que gostaste mais no primeiro ano na Universidade?

Entrar na Universidade é descobrir que o mundo é diferente do que imaginávamos. Esse confronto com o desconhecido, com pessoas novas e com a academia dá-nos a humildade intelectual que nos é e será sempre necessária.

– O que gostavas de ver melhorado na Universidade?

Gostaria de ver a Universidade do Porto a continuar a crescer e a reafirmar a sua posição na sociedade portuguesa e a consolidar o seu valor internacionalmente.

É preciso flexibilizar o Ensino Superior, discutir os mecanismos de financiamento e repensar se a política de redução de propinas está a ajudar alguém, vendo para além das intenções. A Universidade do Porto tem de liderar estas discussões. É fundamental para a Universidade e para o país, que a U.Potyo assuma com mais pujança a liderança na produção de dados sobre Portugal que possam auxiliar a tomada de decisão pública e privada, conseguindo ao mesmo tempo reter mais alunos como investigadores e aumentar a proximidade entre as diferentes faculdades. 

– Qual a importância do Prémio Incentivo para ti?

O Prémio tem o nome certo, apesar de ser sobre os resultados do ano passado, é precisamente um incentivo para continuar o caminho de olhos postos no presente e no futuro. 

– Como vês o teu futuro daqui a 10 anos?

Ainda estou à procura dessa resposta, mas espero que daqui a 10 anos possa estar a trabalhar em algo que goste, que me desafie e com a mesma vontade de continuar a evoluir.

– Se tivesses de descrever a U.Porto numa palavra, qual seria?

Potencial.