(foto: NuIEEE)

Programa visitou nove escolas do ensino secundário, atingindo mais de 500 estudantes (Foto: NuIEEE)

Chama-se ‘Teacher In-Service Program (TISP)’, é um programa promovido pelo núcleo universitário do Institute of Electrical and Electronics Engineers (IEEE) da Universidade do Porto e realizou-se entre os dias 13 de abril e 9 de junho, em nove escolas secundárias do Norte de Portugal, atingindo 632 estudantes.

Divulgar a Engenharia aos estudantes do ensino básico e secundário foi o grande objetivo das 23 sessões TISP do NuIEEE, que em todas as visitas às escolas organizaram uma apresentação com uma parte mais teórica e outra mais prática. Além da apresentação do IEEE, da U.Porto e das informações sobre educação universitária, foi lançado um momento lúdico, com um convite aos estudantes para jogarem um jogo baseado em programação, experimentarem os Google CardBoard, o Lego Mindstorm e construírem um semáforo utilizando um protótipo eletrónico.

Ao longo das visitas, houve ainda a oportunidade de esclarecer muitas das dúvidas e receios manifestados por alguns dos estudantes sobre o que será a nova experiência da vida de universitário. Foram também distribuídos planos de curso da oferta formativa da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (FEUP) e da Faculdade de Ciências da U.Porto (FCUP), cursos representados no NuIEEE.

De acordo com o feedback recebido nas escolas, os estudantes mostraram-se mais esclarecidos acerca das potencialidades e da abrangência da Engenharia e aumentaram o seu interesse nestas áreas. Além disso, um dos pontos positivos mais apontados foi o facto de haver uma importante partilha de experiências entre estudantes do ensino secundário e do ensino superior.

Sobre o  NuIEEE UP

O NuIEEE da Universidade do Porto é um dos muitos “ramos” de estudantes do IEEE espalhados pelo mundo. O papel do NuIEEE passa por dar apoio aos membros do IEEE, criar e fortalecer relações de amizade e cooperação entre eles e auxiliar o desenvolvimento de projetos que permitam ganhar experiência, capacidades de coordenação e comunicação.

Constituído por cerca de 30 elementos ativos, o NuIEE é um dos grupos mais ativos em Portugal e representa uma das principais referências de desenvolvimento tecnológico na Universidade do Porto.

O Institute of Electrical and Electronics Engineers (IEEE) é a maior associação de profissionais da área da tecnologia a nível mundial. É uma organização sem fins lucrativos, com o principal objetivo de contribuir para o avanço da tecnologia. Produz cerca de 30% de toda a literatura técnica mundial nas áreas da Eletrotécnica, Computadores e Automação e conta com mais de 382 400 membros espalhados por 175 países.