São três obras primas do piano do século XX e, no próximo dia 21 de fevereiro, quarta-feira, vão ouvir-se na Reitoria da Universidade do Porto pelas mãos de  três alunas finalistas do Curso de Licenciatura em Música-Piano da Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo (ESMAE). Passa por aí a proposta do primeiro recital inserido no Ciclo de Música com Piano, resultado de uma parceria inédita entre a U.Porto e o Instituto Politécnico do Porto (P.Porto).

A abrir o concerto, pelas 18h00Inês Beatriz Silva vai apresentar a Sonata nº 3 op. 46, do compositor soviético Dimitri Kabalevsky (1904-1987). Da antiga União Soviética chega-nos também Chaconne, obra de juventude de Sofia Gubaidulina (1931), que será interpretada por Sofia Raquel Pais, vencedora do 1º Prémio do I Concurso Nacional Gilberta Paiva (Piano).

A terceira e última interpretação da tarde/noite propõe uma viagem até à Argentina, ao encontro da Sonata nº 1, do compositor Alberto Ginastera. A liderá-la estará Sofia Rodrigues, vencedora do Prémio Helena Sá e Costa em 2010.

O Ciclo de Música com Piano resulta de uma parceria formalizada em julho do ano passado, pelo Reitor da U.Porto, Sebastião Feyo de Azevedo, e pela Presidente do P.Porto, Rosário Gambôa. O protocolo assinado entre as suas instituições prevê a realização, ao longo do ano letivo 2017/2018, de 10 concertos – um por mês – com cerca de 30 minutos cada, interpretados por membros da ESMAE.

Todos os concertos são abertos ao público e terão lugar na Biblioteca do Fundo Antigo da U.Porto.