MIUP

Competição vai reunir 13 equipas provenientes das melhores instituições universitárias portuguesas. (Foto: DR)

São alguns dos melhores estudantes universitários portugueses na área da Programação e vão estar este sábado, 31 de outubro, na Faculdade de Ciências da Universidade do Porto (FCUP), para mostrar o que valem na 15ª edição da Maratona Inter-Universitária de Programação (MIUP), o mais prestigiado concurso de programação universitário nacional.

Ao todo são 13 as equipas que vão passar pelas instalações da Departamento de Ciência de Computadores da FCUP, provenientes das melhores instituições universitárias portuguesas. A U.Porto estará representada  por cinco equipas (quatro da FCUP e uma da Faculdade de Engenharia).  Entre os participantes contam-se ainda duas equipas da Universidade de Aveiro e da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa. O Inistituto Superior Técnico (IST), a Universidade de Coimbra, a Universidade do Minho e a Universidade Nova de Lisboa estarão representadas por uma equipa.

Durante 5 horas (ver programa), as equipas (máximo de 3 elementos) tentarão resolver os 10 problemas propostos usando as linguagens de programação C, C++ ou Java. O objetivo é resolver o maior número de problemas no menor tempo possível, sendo valorizados aspetos como a destreza na resolução de problemas, bons conhecimentos de algoritmos, rapidez de programação e bom espirito de equipa.

Integrada no reputado ACM International Collegiate Programming Contest, a MIUP serve também como preparação dos estudantes portugueses para o Southwestern European Regional Programming Contest (SWERC) 2015, um concurso internacional que se vai realizar a 21 e 22 de novembro deste ano, também no DCC/FCUP.