Escola de Startups UPTEC

A Escola de Startups já apoiou mais de 125 ideias de negócio e 350 empreendedores. (Foto: UPTEC)

São 21 ideias de negócio e, durante três meses, foram trabalhadas no UPTEC – Parque de Ciência e Tecnologia da Universidade do Porto de modo a traduzirem o seu potencial em projetos empresariais de sucesso. O resultado desse trabalho vai ser conhecido no próximo dia 18 de fevereiro, no I3S – Instituto de Investigação e Inovação em Saúde, palco escolhido para a apresentação das ideias de negócio que participaram na 6.ª edição da Escola de Startups do UPTEC, um programa de mentoring e formação que visa acelerar ideias de negócio.

Durante o Pitch Day do UPTEC, os jovens empresários terão 180 segundos para apresentar os seus projetos ao júri. Três minutos que servirão para dar a conhecer, em primeira mão, uma plataforma de pesquisa de transportes de carga, um software de análise de dados através de câmaras de segurança para retalhistas, uma app para compilar fotos de eventos, drones para navegação e georreferenciação precisa de dados em explorações agrícolas, uma plataforma de notícias para jovens, skates em materiais sustentáveis para prática de landsurf, coleções de joalharia inovadoras, lâminas de barbear com design único, ou uma plataforma de transmissão de vídeos de desporto.

edificioI3S_01

O Pitch Day do UPTEC decorrerá no Auditório Corino de Andrade do i3S.

As novidades passam também por nanodispositivos que transformam energia mecânica e térmica em elétrica, um novo e único conceito de calçado, uma organização que apoia a empregabilidade de jovens universitários em startups, materiais industriais aplicados à joalharia, projetos de bioengenharia, uma plataforma de comunicação de ciência, uma ferramenta de estratégias transmedia storytelling, equipamentos para produção agrícola em ambiente urbano, luvas inteligentes para aliviar artroses e frieiras, um sistema de monitorização e avaliação de surf em tempo real, uma app para ligar os turistas a uma rede de guias locais e um software para desenvolvimento de design de interface.

Para selecionar o melhor pitch desta edição, o UPTEC convidou um painel de jurados que conta com nomes como João Vasconcelos (Canal 180), Pedro Bandeira (Red Angels), Pedro Granja (I3S), Paulo Santos (IPN), Maria João Couto (Veniam) e Francisco Viana (Vodafone Power Lab).

Os vencedores do Pitch Day terão direito a incubação em regime cowork no UPTEC, com o apoio Vodafone Power Lab. O primeiro prémio do Pitch Day garante ainda acesso direto à ronda de investimento, com montantes até 50 mil euros, da Red Angels..

O Pitch Day do UPTEC tem início às 14h30 e conta com o apoio da Vodafone Power Lab e da Red Angels. As inscrições no evento devem ser realizadas aqui.