Aula FEP

Novos métodos de ensino vão estar em discussão no Workshop Anual de Inovação e Partilha Pedagógica.

Pelo quarto ano consecutivo, os docentes da Universidade do Porto vão dedicar um dia para partilhar e debater as mais recentes práticas e experiências pedagógicas no Ensino Superior, num exercício de melhoria contínua da qualidade do ensino praticado na U.Porto.

O Workshop Anual de Inovação e Partilha Pedagógica da Universidade do Porto – cuja quarta edição irá realizar-se no dia 27 de janeiro, no Auditório Alberto Amaral da Faculdade de Desporto (FADEUP) – tem por objetivo dar a conhecer novas práticas pedagógicas, novos métodos de ensino e as experiências educativas de excelência.

Durante todo o dia, os docentes da U.Porto vão partilhar as suas experiências com novas práticas pedagógicas com comprovado sucesso nas salas de aula e conhecer alguns dos mais interessantes projetos realizados nesta área por outras instituições portuguesas, nomeadamente pelas universidades do Minho e de Trás-os-Montes e Alto Douro, no âmbito do consórcio UNorte.pt.

O orador principal desta edição será Luís Castro, Vice-Presidente do Conselho Pedagógico do Instituto Superior Técnico da Universidade de Lisboa, que fará uma apresentação sobre “Inquéritos Pedagógicos e Formações Pedagógicas enquanto estratégias para a melhoria do ensino e aprendizagem no IST”.

Do programa do workshop consta ainda com as apresentações de docentes indicados pelos Conselhos Pedagógicos das 14 faculdades da U.Porto e com um período para 10 apresentações autopropostas por docentes da Universidade do Porto.

O Workshop Anual de Inovação e Partilha Pedagógica é também uma forma de estimular as candidaturas ao Prémio Excelência Pedagógica da U.Porto, que visa distinguir, promover e divulgar práticas ou experiências educativas de excelência que atendam aos desafios pedagógicos atuais.

O Prémio, com o valor pecuniário de 5.000 Euros e entrega na cerimónia comemorativa do Dia da Universidade, é atribuído ao docente ou grupo de docentes da U.Porto que se distingam pela excelência das suas práticas pedagógicas na lecionação de uma ou mais unidades curriculares.

A participação no Workshop Anual de Inovação e Partilha Pedagógica é gratuita, mas está sujeita a inscrição prévia, até ao dia 24 de janeiro, através deste formulário.