Com o intuito de homenagear o trajeto dos estudantes que terminaram o Mestrado Integrado em Medicina no ano letivo 2018/2019, a Faculdade de Medicina da Universidade do Porto (FMUP) promoveu, na passada sexta-feira, na Aula Magna da instituição, o Dia da Graduação.

Após uma semana que se iniciou com a realização da Prova Nacional de Acesso, que irá permitir a escolha da especialidade aos novos médicos, a cerimónia assinalou o “adeus” dos novos mestres à FMUP. O momento alto foi a imposição simbólica da Medalha de Graduação.

Foram os próprios graduados que impuseram as medalhas entre si. Um gesto simbólico que Altamiro da Costa Pereira, diretor da FMUP, associou ao “companheirismo, e a todos os desafios e obstáculos ultrapassados enquanto estudantes ao longo da formação académica.”

O momento em que os novos médicos impuseram as medalhas de graduação entre si. (Foto: FMUP)

No momento que antecedeu a “troca” de medalhas, Dulce Madeira recordou o primeiro dia em que recebeu os estudantes que agora terminaram o curso, em 2013. A diretora do Mestrado Integrado em Medicina lembrou o percurso efetuado pelos novos médicos e da “chegada” a esta primeira meta. “Desejo que nunca se cansem de aprender, que nunca se deixem anestesiar pela rotina, que nunca esqueçam o valor inestimável da vida humana e que nunca deixem de sonhar”, exortou a docente no seu discurso.

A sessão contou ainda com as intervenções de Nuno Ferreira (presidente da Associação de Estudantes da FMUP), Carlos Silva (adjunto da Direção Clínica do Hospital São João), Dalila Veiga (vogal do Conselho Regional da Ordem dos Médicos) e de Pedro Rodrigues (Vice-Reitor da U.Porto).

O final da cerimónia foi marcado pela atuação do Coro da FMUP, ao qual se seguiu um Porto de Honra.

A “festa” terminou com o tradicional Porto de Honra. (Foto: FMUP)