As teses de mestrado em Engenharia Electrotécnica e de Computadores de João Graça Ramos, João Megre Barbosa e Luís Brito Teixeira, todos eles antigos estudantes da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (FEUP), alcançaram, respetivamente, o primeiro, segundo e terceiro lugares da edição deste ano do Prémio REN.

João Graça Ramos, também investigador do INESC TEC, encabeçou o pódio com a tese intitulada “Conversão de energia de geração fotovoltaica com inércia sintética”, orientada por Rui Esteves Araújo, docente da FEUP. O trabalho implementa uma solução de inércia sintética num inversor fotovoltaico.

A ideia agora premiada – com 25 mil euros – pela Redes Energéticas Nacionais (REN) assenta na utilização de parte da energia armazenada no condensador DC já existente no barramento DC destes conversores para emulação do comportamento inercial do conversor. Este método com baixo custo e elevada eficácia contribui para melhorar a estabilidade da frequência do sistema e até proteger os consumidores de uma falha de fornecimento de energia.

O segundo prémio, no valor de 15 mil euros, deu a João Megre Barbosaque já tinha sido vencedor dos prémios APREN – um duplo reconhecimento pela tese “Fast Assessment of Dynamic Behavior Analysis with Evaluation of Minimum Synchronous Inertia to Improve Dynamic Security in Islanded Power Systems”, acolhida como estágio pelo INESC TEC.

O trabalho, orientado por João Peças Lopes (diretor associado do INESC TEC e professor na FEUP) e Bernardo Silva (investigador do INESC TEC), analisou as necessidades de inércia síncrona em redes isoladas com grande volume de produção de origem renovável que utiliza conversores eletrónicos para a sua ligação à rede, como é o caso da produção eólica e solar fotovoltaica, e apresentou uma metodologia para mobilizar compensadores síncronos para fornecer um serviço de inércia ao sistema quando os limites de mínimos de inércia não são verificados, garantindo assim a necessária segurança dinâmica à rede.

Finalmente, a tese “Miss SAIGON – Missing Signal Appraising in Globally Optimized Networks” valeu a Luís Brito Teixeira o terceiro prémio- no valor de 10 mil euros – atribuído este ano pela REN.

Orientado por Vladimiro Miranda (diretor associado do INESC TEC e professor na FEUP), no âmbito de um estágio no INESC TEC, o investigador do INESC TEC analisou a criação de um novo processador de topologia baseado na conversão de informação disponível da rede elétrica numa imagem 2D capaz de ser interpretada por redes neuronais convolucionais. Este processador é capaz de determinar, de forma eficaz, a conectividade de uma linha ou subestação tendo apenas como recurso informação externa aos mesmos, sendo uma ferramenta útil e informativa no conhecimento e operação da rede de energia.

Para além dos três primeiros prémios, a FEUP somou ainda mais uma menção honrosa, atribuída à tese “Coordinated Operation of Electric Vehicle Solar Parking Lot as a Virtual Power Plant” de Tiago Poças de Almeida. O trabalho do investigador versa sobre o aproveitamento de energia solar num parque de estacionamento de veículos elétricos.

Sobre o Prémio REN

Criado em 1995, o Prémio REN é um dos mais antigos prémios científicos em Portugal e onde a Faculdade de Engenharia se tem destacado ao longo dos anos.

Atribuído por um júri composto por profissionais de renome, o galardão elege as melhores teses de mestrado (anualmente) e doutoramento (bianualmente) na área da energia desenvolvidas em universidades portuguesas.