À semelhança do que aconteceu nos últimos dois anos, a Universidade do Porto decidiu “antecipar” a chegada dos – pelo menos – 1243 estudantes de 50 nacionalidades que deverão estudar na instituição no ano letivo 2022/2023, ao abrigo de programas internacionais de mobilidade no ensino superior.

Realizada em formato online, entre os dias 29 de agosto e 5 de setembro, a terceira edição da Pre-Arrival Week organizada pelo Serviço de Relações Internacionais da U.Porto teve como objetivo promover um primeiro contacto entre os estudantes de mobilidade IN e a instituição, assegurando assim um soft landing e uma rápida integração na Universidade e na cidade.

No total, a iniciativa consistiu na dinamização de dez sessões online, que contaram com a participação de 1782 estudantes inscritos. Para além de receberem informações sobre o funcionamento da U.Porto, os participantes puderam também frequentar um “crash course” de Português, participar numa Pausa Ativa orientada pelo Centro de Desporto da U.Porto (CDUP-UP), ou conhecer as atividades da ESN Porto.

A Pausa Ativa dinamizada pelos instrutores do CDUP-UP foi um dos pontos altos da 3.ª Pre-Arrival Week da U.Porto. (Foto: DR)

Ao longo da semana, partilharam-se ainda dicas/conselhos sobre como ultrapassar as dificuldades que poderão surgir durante a mobilidade. Pelo meio, a psicóloga Rita Começanha, dos Serviços de Ação Social da U.Porto (SASUP), apresentou um conjunto de soft skills úteis para a adaptação e integração dos estudantes. Já os Linking Students da Faculdade de Economia (FEP) deram uma “aula” sobre como poupar dinheiro durante a experiência de mobilidade.

Esta semana preparatória será complementada com as habituais Reuniões de Registo, onde os estudantes terão direito a um acolhimento presencial personalizado e receberão mais informações úteis sobre a Universidade e a cidade do Porto.

Estas reuniões têm lugar no edifício da Reitoria e incluirão a entrega de cartão de estudante e do kit de boas-vindas à instituição.

Iniciativa serviu também para prevenir os estudantes as dificuldades que poderão surgir durante a mobilidade. (Foto: DR)

Brasil e Espanha são os países mais representados

Neste momento, e numa altura em que estão ainda por fechar os números relativos ao segundo semestre, a U.Porto tem então previstas 1243 mobilidades de estudantes IN para o ano letivo 2022/23.

Entre as nacionalidades mais representadas no novo “contingente” internacional da Universidade destaca-se o Brasil, com 298 estudantes, seguido de perto pela Espanha (213) e pela Itália (155).

O Brasil e os países da União Europeia são os mais representados entre os novos estudantes de mobilidade da U.Porto. (Foto: Egidio Santos/U.Porto)

Alemanha (113), França (71), Polónia (56), Países Baixos (37), Bélgica (30), República Checa (27) e Reino Unido (23) são outras nacionalidades em destaque numa listagem que inclui ainda a China, Egito, Etiópia, México, Tailândia ou Sri Lanka, num total de 50 países representados.

Nota ainda para os 16 estudantes portugueses que optaram por deixar as suas instituições de origem para cumprir um período de estudos na U.Porto ao abrigo do Programa Almeida Garrett.