Alberto Vaquina é licenciado em Medicina pelo ICBAS (Foto: Portal do Governo de Tete)

O novo primeiro-ministro de Moçambique, Alberto Vaquina, é antigo estudante da Universidade do Porto, com licenciatura em Medicina pelo Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar (ICBAS). O alumnus da U.Porto ascende assim à liderança do governo moçambicano depois de uma iniciativa de remodelação governamental encetada pelo presidente Armando Guebuza.

Natural de Nampula, no norte de Moçambique, Alberto Vaquina licenciou-se em 1992 em Medicina pelo ICBAS e trabalhou nos hospitais de Santo António, do Porto, e de S. José, em Lisboa.

Em 1996 regressa a Moçambique e ruma à província de Nampula, da qual é natural, para exercer medicina. De 1998 a 2000, exerce funções como diretor provincial de Saúde, em Cabo Delgado e, a partir de 2005, dedica-se à atividade política: primeiro, como governador de Sofala, província na região centro do país; e de 2010 até ao presente, foi nomeado como governador de Tete – a terceira maior província do país e uma das maiores produtoras de carvão a nível mundial.