(Notícia atualizada)

Os ministros Augusto Silva e João Pedro Matos Fernandes, e os secretários de Estado Berta Nunes, Isabel Ferreira, João Sobrinho Teixeira, João Torres, Jorge Delgado e Rita Marques, todos eles antigos estudantes ou professores da Universidade do Porto, são os oito nomes que vão “representar” a U.Porto no XXII Governo Constitucional, que tomou posse este sábado, em Lisboa.

Dos nomes que integram o novo Executivo, liderado por António Costa, começam por se destacar os de Augusto Silva e João Pedro Matos Fernandes, que foram reconduzidos como ministros dos Negócios Estrangeiros e do Ambiente, respetivamente.

Natural do Porto, Augusto Santos Silva (1956) é licenciado em História pela Faculdade de Letras da U.Porto (FLUP) e professor catedrático da Faculdade de Economia (FEP). Dentro da Universidade ocupou ainda os cargos de Pró-Reitor e de presidente do Conselho Científico da FEP. Com um vasto percurso político, foi deputado à Assembleia da República (2002-2005 e 2011) e integrou vários governos do Partido Socialista como Secretário de Estado da Administração Educativa (1999-2000), Ministro da Educação (2000-2001) e da Cultura (2001-2002), Ministro dos Assuntos Parlamentares (2005-2009) e da Defesa Nacional (2009-2011), e, desde 2015, Ministro de Estado e dos Negócios Estrangeiros.

Augusto Santos Silva, Ministro de Estado e dos Negócios Estrangeiros. (Foto: DR)

João Pedro Matos Fernandes (1967) licenciou-se em Engenharia Civil pela Faculdade de Engenharia da U.Porto (FEUP) em 1991. Começava aí um percurso repartido entre a docência (no Instituto Superior Técnico e no Instituto Superior de Transportes) e o desempenho de cargos como os de Administrador da Quarternaire Portugal, Consultoria para o Desenvolvimento, SA (1999-2005), Presidente do Conselho de Administração da Administração dos Portos do Douro e Leixões (2008-2012) e do Porto de Viana do Castelo (2009-2012), ou de Presidente do Conselho de Administração da Águas do Porto (2014-2015). Ministro do Ambiente desde 2015, assumiu, em 2018, a pasta da Transição Energética, que substitui, no novo governo, pela da Ação Climática.

João Pedro Matos Fernandes, Ministro do Ambiente e da Ação Climática. (Foto: DR)

Três mulheres em estreia…

Em relação aos novos secretários de Estado que foram empossados pelo Presidente da República, destaca-se a presença de seis figuras ligadas à U.Porto, três das quais vão fazer a sua estreia absoluta em funções governativas. São elas Berta Nunes, Isabel Ferreira e  Rita Marques, que assumem, respetivamente, as pastas das Comunidades Portuguesas, da Valorização do Interior e do Turismo.

Licenciada em Medicina e Cirurgia pela Faculdade de Medicina da U.Porto (FMUP) e doutorada em Medicina Comunitária pelo Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar (ICBAS), Berta Ferreira Milheiro Nunes colaborou durante vários anos com o Departamento de Clínica Geral da FMUP. Antiga coordenadora da Sub-Região de Saúde de Bragança e diretora executiva do ACES Nordeste (2005-2009), foi presidente da Câmara Municipal de Alfândega da Fé entre a 2009 e 2019. Nos próximos quatro anos, caber-lhe-á liderar a Secretaria de Estado das Comunidades Portuguesas.

Berta Nunes, Secretária de Estado das Comunidades Portuguesas. (Foto: DR)

De Bragança para a liderança da Secretaria de Estado da Valorização do Interior é, por sua vez, o caminho percorrido pela investigadora Isabel Ferreira. Licenciada em Bioquímica pela Universidade do Porto (Faculdade de Ciências e ICBAS), é docente e vice-presidente do Instituto Politécnico de Bragança (IPB), onde dirige o Centro de Investigação de Montanha (CIMO). É também uma das investigadoras mais citadas do mundo (top 1%), em resultado de mais de 600 artigos científicos publicados e várias patentes submetidas, a maioria resultante de transferência de tecnologia para a indústria. 

Isabel Ferreira, Secretaria de Estado da Valorização do Interior. (Foto: DR)

Já o Turismo fica nas mãos de Rita Marques (1975). Licenciada e mestre em Engenharia Eletrotécnica e de Computadores pela FEUP, foi diretora executiva da Porto Business School (2016-2018) e coordenadora da Unidade de Projetos da U.Porto (2008-2016). No percurso da atual presidente da Portugal Capital Ventures e do Conselho Fiscal da Fundação da Juventude, contam-se ainda passagens pela Agência Portuguesa para o Investimento (2003-2006) e pela Microsoft Corporation (2006-2007), nos EUA.

Rita Marques, Secretária de Estado do Turismo. (Foto: DR)

… e três repetentes

Do Governo anterior transitam por sua vez os nomes de João Sobrinho Teixeira, João Torres e Jorge Delgado, todos eles alumni da Faculdade de Engenharia da U.Porto.

É neste grupo que encontramos um dos membros mais novos do novo Executivo. Nascido na Maia, em 1986, João Torres é mestre em Engenharia Civil pela FEUP. Ex-secretário-geral da Juventude Socialista (2012-2016), foi deputado na Assembleia da República entre 2015 e 2018, ano em que assumiu a Secretaria de Estado da Defesa do Consumidor. No novo Executivo, juntará igualmente as pastas do Comércio e dos Serviços.

João Torres, Secretário de Estado do Comércio, Serviços e Defesa do Consumidor. (Foto: DR)

Foi também em 2018 que João Alberto Sobrinho Teixeira (1961) assumiu a pasta de Secretário de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, na qual é agora reconduzido. Natural de Mirandela, é licenciado em Engenharia Química (1985) e doutorado na área de Mecânica de Fluidos (1998) pela FEUP. É, desde 2001, Professor Coordenador do Instituto Politécnico de Bragança, instituição a que presidiu entre 2006 e 2018. Foi igualmente presidente do Conselho Coordenador dos Politécnicos (2008-2013) e membro da Comissão Nacional de Acesso ao Ensino Superior (2009-2018).

João Sobrinho Teixeira, Secretário de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior. (Foto: DR)

Mais recente é a experiência de Jorge Moreno Delgado (1967) como Secretário de Estado das Infraestruturas, cargo que desempenha desde fevereiro e que volta a assumir no novo Governo. Natural de Viana do Castelo, é licenciado (1990), mestre (1993) e doutorado (2002) em Engenharia Civil pela FEUP. Docente na Escola Superior de Tecnologia e Gestão do Instituto Politécnico de Viana do Castelo (IPVC), foi ainda Presidente não executivo do Conselho de Administração da Sociedade de Transportes Colectivos do Porto, S.A. (2016-2017), Presidente não executivo do TIP- Transportes Intermodais do Porto e Presidente Executivo do Metro do Porto SA., (2016-2019).

Jorge Delgado, Secretário de Estado das Infraestruturas. (Foto: DR)

A cerimónia de tomada de posse do XXII Governo Constitucional decorreu no Palácio Nacional da Ajuda. Ao todo, aquele que é o maior Executivo na história da democracia portuguesa integra  70 elementos, incluindo 19 ministros e 50 secretários de Estado.