Com a primeira fase de requalificação praticamente concluída, o Estádio Universitário do Porto recebeu, esta quinta-feira, 23 de julho, a visita de uma comitiva da Câmara Municipal do Porto (CMP), liderada pelo presidente da autarquia, Rui Moreira.

Acompanhado dos vereadores da Juventude e Desporto e do Urbanismo, Catarina Araújo e Pedro Baganha, Rui Moreira teve a oportunidade de pisar pela primeira vez o novo tapete verde do Estádio, na companhia do Reitor da U.Porto, António de Sousa Pereira, respetiva equipa reitoral e do diretor do Centro de Desporto da U.Porto (CDUP-UP).

Tratou-se, sobretudo, de uma visita informal que serviu para verificar o estado da empreitada e mostrar o investimento colocado no “velhinho” Estádio Universitário do Porto, que deverá reabrir as portas à comunidade académica, mas também a toda a cidade do Porto, já a partir de setembro.

Para além dos dois pavilhões recuperados em 2016, o completo do Estádio Universitário do Porto inclui ainda dois campos de futebol de 11 (equivalentes a quatro de futebol 7), um campo de rugby, um campo de futebol 5, pista de treinos de atletismo, dois courts de ténis e um parque de estacionamento. Prestes a ficar pronto está também um parque de fitness ao ar livre.

Os custos da obra foram integralmente suportados pela Universidade do Porto, que tem como próximo passo a reabilitação da bancada e balneários de apoio aos campos exteriores.

Novos acessos em estudo

A visita da comitiva da CMP – que incluiu ainda uma passagem pela Casa de Pernambuco, outro dos dos mais relevantes projetos da U.Porto para a zona Ocidental da cidade Invicta – foi também a oportunidade para que Câmara e Universidade pudessem analisar as possíveis sinergias entre duas das mais significativas instituições da Invicta.

Sinergias que se poderão consubstanciar a curto prazo num novo plano de acessibilidades para o Estádio Universitário do Porto, como admitiu o presidente do município. “Estou convencido que, após a conversa de hoje, criamos condições para resolver a questão dos acessos ao Estádio”, afirmou Rui Moreira, admitindo que a localização daquele equipamento “obriga-nos a pensar em estratégias [de mobilidade] que já estavam a ser gizadas com a Universidade do Porto”.

Uma ideia reforçada pelo Reitor da U.Porto que admitiu que “será necessário complementar as obras que a Universidade está a realizar no Estádio Universitário com algumas melhorias em termos de acessibilidades ao local”.

António de Sousa Pereira mostrou-se igualmente satisfeito pelo acordo alcançado com a autarquia para que estas melhorias possam vir a ser realizadas brevemente de forma a abrir este equipamento à “fruição pela população académica, mas também pela população do Porto”.