Pedro Passos Coelho e Belmiro de Azevedo foram os "mestres" da cerimónia de inauguração da nova "casa" da Porto Business School. (Foto: Egídio Santos/PBS)

Foram inauguradas no passado dia 16 dezembro as novas instalações da Porto Business School. Culminar de 14 meses de obras e um investimento de 15 milhões de euros, a abertura da nova “casa” da escola de negócios da Universidade do Porto foi apadrinhada pelo Primeiro-ministro Pedro Passos Coelho e pelo Presidente do Conselho de Administração da escola, Belmiro de Azevedo. A cerimónia contou ainda com a presença do Ministro da Educação e Ciência, Nuno Crato, do Reitor da Universidade do Porto, José Marques dos Santos e do Presidente da Câmara de Matosinhos, Guilherme Pinto.

No ano em que assinala os seus 25 anos, a Porto Business School muda de instalações para um novo campus, levando consigo novas ambições. “Definimos metas desafiantes e hoje, mais do que nunca, temos a certeza de que a nossa ambição global levará Portugal a competir com os melhores do mundo. Ao longo destes 25 anos, a Porto Business School tem sido um exemplo positivo da relação Universidade – Empresas e é graças a esta parceria que hoje somos mais competitivos. O novo campus não só significa a mudança, como testemunha, ainda, a capacidade de planear e executar projetos de excelência, em Portugal.”, salienta Nuno de Sousa Pereira, Dean da escola.

O novo campus da Porto Business School recorre a modelos internacionais de salas de aula e a tecnologia interativa. (Foto: Egídio Santos/PBS)

Concebida por uma equipa multidisciplinar de arquitetura e engenharia, a ‘nova’ Porto Business School – com 8.970m² de área bruta de construção acima do solo – é da autoria do arquiteto José Manuel Soares. Este é um projeto co-financiado pela União Europeia no âmbito do Quadro de Referência Estratégico Nacional (QREN) 2007-2013, ao abrigo do programa ON.2 – O Novo Norte. Os fundos comunitários do QREN representam 80% do financiamento do projeto, cerca de 11 milhões de euros.

“A Porto Business School tem as características para ser uma das grandes escolas de negócios do mundo. Conseguimos concretizar este projeto “on time, on budget, on quality”, assegurando que estamos agora mais perto dos modelos internacionais como Harvard”, reforçou Belmiro de Azevedo, Presidente do Conselho de Administração da Porto Business School, salientandoo objetivo de “reforçar a presença da escola noutros mercados e atrair a presença de professores e alunos internacionais.”,

Constituído por três pisos (ver vídeo de apresentação abaixo), o novo campus da Porto Business School recorre a modelos internacionais de salas de aula e a tecnologia interativa. Ao aumentar a sua capacidade para mil alunos, a escola assume como estratégia futura a aposta na internacionalização e atração de alunos estrangeiros, como também a abertura de novos programas de formação. No ano de 2013, a Porto Business School foi distinguida na 66ª. posição no Ranking Financial Times European Business Schools, tendo sido ainda a única escola de negócios portuguesa destacada nos Prémios 2013 da AMBA (Association of MBA’s), nas categorias ‘Student of the Year” e “MBA Innovation Awards”.