O Conselho Geral da Universidade do Porto iniciou esta sexta-feira, 2 de julho, um novo mandato de quatro anos. A ocasião coincidiu com a tomada de posse dos 13 membros eleitos no passado dia 15 de junho e que compõem mais de metade dos integrantes deste órgão de governo da Universidade.

Como representantes dos docentes e investigadores tomaram posse Adelino Leite Moreira (FMUP), Adriano Carvalho (FEUP), Amândio Rocha Sousa (FMUP), António Sarmento (FMUP), Bernardo Sousa Pinto (FMUP), Fernando Jorge Monteiro (FEUP), Isabel Dias (FLUP), João Araújo Teixeira (FMUP), João Moreira de Campos (FEUP), Luís Filipe Antunes (FCUP), Maria de Fátima Marinho (FLUP) e Sofia Marques da Silva (FPCEUP).

Hugo Castro Mendonça (FADEUP) tomou posse como representante do pessoal não docente e não investigador.

Para além dos 13 conselheiros agora eleitos, mantêm-se ainda como membros do Conselho Geral os representantes dos estudantes – cujos mandatos têm uma duração de dois anos – eleitos em novembro de 2020. São eles: Ana Gabriela Cabilhas (FCNAUP/FCUP), José Miguel Neves (FFUP), José Araújo (FEUP) e Nuno Ferreira (FMUP).

Aos 17 membros eleitos dentro da comunidade académica caberá agora selecionar seis personalidades externas à Universidade para integrarem o Conselho Geral órgão como membros cooptados. A reunião de cooptação dos Membros externos vai decorrer no próximo dia 9 de julho, às 9h30, no Salão Nobre da Reitoria, e será conduzida por Fernando Jorge Monteiro,  representante dos docentes e investigadores.

Dos membros externos cooptados sairá por sua vez o próximo Presidente do Conselho Geral da Universidade do Porto, cargo que foi desempenhado nos últimos quatro anos, por Artur Santos Silva.

A tomada de posse dos novos membros do Conselho Geral decorreu no Salão Nobre da Reitoria. (Foto: U.Porto)

Sobre o Conselho Geral

O Conselho Geral é um dos principais órgãos de governo da Universidade, tendo entre as suas competências a eleição do Reitor e, sob proposta deste, aprovar as linhas gerais de orientação da instituição no plano científico, pedagógico, financeiro e patrimonial.

O Conselho Geral da U.Porto é então constituído por 23 membros assim distribuídos: 12 representantes dos docentes e investigadores, quatro representantes dos estudantes e um representante dos não docentes e não investigadores, aos quais se juntam seis personalidades externas à Universidade, cooptadas pelos membros eleitos.