A Universidade do Porto, a Câmara Municipal do Porto e a Federação Académica do Porto acabam de anunciar um projeto piloto, pioneiro no país, de gestão partilhada de residências universitárias.

Esta “parceria estratégica entre as instituições” dará os seus primeiros “frutos” numa nova residência que irá “nascer” no antigo Centro Social da Sé, na Rua da Bainharia, num espaço cedido e renovado pela Câmara Municipal do Porto. A abertura está prevista para o no início do próximo ano letivo, com 20 novas camas para os estudantes universitários na cidade.

Destinada aos universitários da cidade do Porto, esta residência será gerida com preços acessíveis à comunidade estudantil, a pensar especialmente àqueles que não encontram, nas opções privadas, uma solução para as suas necessidades de alojamento.

“É um projeto muito importante para experimentar um novo modelo de governação que pode ser estendido a residências de maior dimensão”, salienta o Reitor da Universidade do Porto, no âmbito de uma visita das instituições parceiras à futura residência universitária.

Candidaturas ao PRR abrem “portas” a quatro novas residências universitárias

A Universidade do Porto está, entretanto, a trabalhar em candidaturas ao Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), que possibilitem a mobilização de fundos comunitários para a construção de quatro novas residências.

No plano estão duas novas unidades de alojamento universitário, em terrenos próprios da U.Porto, que vão possibilitar a criação de mais 400 camas, destinadas a estudantes integrados no sistema de ação social do ensino superior.

Ao mesmo tempo, a U.Porto e a Câmara Municipal do Porto estão a preparar duas candidaturas conjuntas, para a construção de duas novas unidades de alojamento universitário, no Morro da Sé (Centro Histórico) e no Monte Pedral (Constituição), de acordo com o plano de requalificação já apresentado pela autarquia.

O município fará, então, a cedência dos espaços e a Universidade do Porto, mediante a aprovação do financiamento, ficará responsável pela construção das residências, num investimento que pode significar o aumento de mais 250 novas camas.

Lembre-se que a Universidade do Porto apresentou, já em 2021, uma nova residência na Viela da Carvalhosa, em Cedofeita, com capacidade para 54 camas.

As novas unidades de alojamento universitário anunciadas podem representar, no total, um acréscimo de quase 700 novas camas face às mais de 1000 que, atualmente, dão resposta a todos os estudantes da U.Porto deslocados, apoiados no âmbito da ação social.