A Associação de Estudantes da Faculdade de Economia da Universidade do Porto (AEFEP) acaba de lançar uma app de car-pooling universitário – a «USHARE by AEFEP» – que visa constituir uma alternativa de mobilidade mais económica e ecológica para toda a comunidade da Universidade do Porto.

Aproximadamente 40 mil pessoas, entre estudantes, docentes e colaboradores, poderão beneficiar desta solução de car-pooling que assenta na partilha de um veículo e das despesas de uma viagem entre vários passageiros.

“A aplicação UShare By AEFEP é reflexo do compromisso da AEFEP com a sustentabilidade ambiental. Esta aplicação vem revolucionar a mobilidade da Universidade do Porto, permitindo aos estudantes pouparem tempo e recursos, sendo ambientalmente responsáveis. Acredito que esta aplicação é a prova que nós, os jovens, não identificamos apenas o problema, mas somos também parte da solução”, destaca o presidente da AEFEP, Francisco Porto Fernandes.

A aplicação móvel, desenvolvida em colaboração com a JuniFEUP, júnior empresa da Faculdade de Engenharia da U.Porto (FEUP), surge como uma reestruturação de um antigo hábito da FEP – as boleias FEPianas – em que os estudantes combinavam boleias entre si através de uma página no Facebook.

Mantendo o mesmo conceito, agora com recurso às novas tecnologias de comunicação, a AEFEP lança esta solução económica de transporte e ‘amiga’ do ambiente, que pretende não só melhorar a mobilidade urbana, mas também constituir uma experiência social (ver vídeo de apresentação).

“Acreditamos que esta app será uma excelente forma de integração dos estudantes de primeiro ano da Faculdade, por exemplo, alguns dos quais deslocados e por vezes com dificuldade em conhecer estudantes que partilhem da mesma realidade. A possibilidade de combinarem viagens com outros membros da comunidade académica, de forma organizada e segura, pode constituir uma forma de se conhecerem, se sentirem mais apoiados nesta mudança e se integrarem melhor na Faculdade”, descreve Francisco Fernandes.

Como funciona a «USHARE by AEFEP»?

Para utilizar a «USHARE by AEFEP», é necessário realizar o registo na aplicação, com recurso ao e-mail institucional da Universidade do Porto e, a partir daí procurar, e/ ou disponibilizar boleias para um determinado destino.

Após encontrar uma opção viável para o condutor e passageiro é estabelecido um contacto para combinar os detalhes do percurso: horário, local de partida, custos, etc.

A app está disponível para download na Google Play Store e na App Store.